SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO COMEÇA NA QUARTA-FEIRA

terça-feira, 31 de julho de 2012

Por Guilherme Semerene SECOM/Goiânia

O objetivo da campanha é incentivar a prática do aleitamento materno exclusivo desde a primeira hora de vida até os 6 meses de idade em todas as situações

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), no período de 1º a 7 de agosto, participará mais uma vez da Semana Mundial da Amamentação (SMAM). O objetivo da campanha é incentivar a prática do aleitamento materno exclusivo desde a primeira hora de vida até os 6 meses de idade em todas as situações, além de sensibilizar os profissionais quanto à importância da amamentação.

O tema da SMAM deste ano é "Entendendo o passado, planejando o futuro: Comemorando 10 anos da Estratégia Global OMS/Unicef para Alimentação Infantil e da Criança Pequena." A Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno vê esse projeto como a grande oportunidade de aprimorar as práticas alimentares dos bebês, melhorando o impacto na sobrevivência, no crescimento e no desenvolvimento.

O diretor-geral da Maternidade Nascer Cidadão, Sebastião Moreira, comentou que a semana é de extrema importância para mães e crianças. "Com certeza, a semana será de grandes homenagens, mas a sociedade não pode se esquecer que a vida continua e que todos devem continuar fazendo seu papel."

Dentro deste tema, a campanha elaborada este ano pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), traz como slogan "Amamentar hoje é pensar no futuro"

ProgramaçãoA abertura do evento será no Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris (HMMI) no dia 1º de agosto. Um café da manhã será oferecido para a imprensa e autoridades presentes. Também serão premiadas com cestas brindes as dez melhores fotos que farão parte das exposições que acontecerão durante a semana.

Do dia 2 ao dia 7 serão realizadas, em diversos pontos da cidade, exposições de fotos de mães amamentando seus bebês. Na quinta-feira, no Hospital da Mulher e Maternidade Dona Íris; na sexta-feira, no Paço Municipal; no sábado e no domingo, no Shopping Flamboyant; na segunda-feira e na terça-feira, na Maternidade Nascer Cidadão.

As Unidades de Atenção Básica a Saúde da Família (UABSF) da capital também participarão do evento. Médicos, enfermeiros, nutricionistas e dentistas vão ministrar palestras e oficinas sobre aleitamento materno com grupos de gestantes e puérperas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!