Mamografia importante exame feminino

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

imagem: google search

 toda mulher brasileira tem direito a realizar pelo SUS sua mamografia anual a partir dessa idade

A tão temida mamografia não é nenhum bicho de 7 cabeças. Pode até ser dolorida e incomoda para algumas mulheres, afinal a questão da sensibilidade é bem pessoal. Mas, a sua realização é fundamental para a detecção de nódulos nas mamas. Por isso, mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia regularmente, em intervalos anuais. O interessante é que faça a sua primeira mamografia aos 35 anos. 
Através deste exame é possível detectar nódulos de mama em estágio inicial, ainda quando não são percebidos na palpação do autoexame feito pela mulher ou pelo profissional de saúde. Por serem pequenos, esses nódulos têm menor probabilidade de disseminação e mais chances de cura.
Entretanto, como todo exame médico, a mamografia também está sujeita a deficiências. Cerca de 10% dos casos comprovados de câncer de mama não são detectados por este exame, principalmente em mulheres jovens, que têm a mama densa. Para auxiliar e ter um diagnóstico mais preciso é realizada também a  ultrassonografia mamária.
O que é a mamografia - é um exame de raio-X, na qual a mama é comprimida entre duas placas de acrílico para melhor visualização. Em geral são feitas duas chapas de cada mama: uma de cima para baixo e uma de lado. Mesmo sendo um exame que causa certo desconforto, não provoca nenhum um risco a mama, uma vez que a dose de raios X utilizada nos aparelhos é muito baixa, e a compressão não machuca a mama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!