O autoexame é importante para a mulher conhecer seu corpo

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mulheres que sabem se cuidar, mesmo que o autoexame não seja o principal meio para detectar nódulos, ainda sim ele é importante. Através do autoexame a mulher conhece melhor seu corpo, em especial sua mama, e então passa a perceber qualquer alteração. 

O autoexame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Ele pode ser feito visualmente e por meio da palpação.

Para as mulheres que não menstruam mais, ainda sim é possível realizar o autoexame. Escolha uma data e fazê-lo uma vez ao mês, sempre no mesmo dia. 

Ainda sim, é importante lembrar que ele não substitui a importância do exame clínico feito por um profissional da saúde por meio da palpação e, muito menos, a mamografia.

Lembrem-se que a finalidade do autoexame não é encontrar alguma coisa, mas acostumá-la a examinar a sua mama. Quanto mais você fizer, mais conhecerá sua mama, o que permitirá que você detecte alguma mudança em seu corpo e assim procurar ajuda de uma especialista o quanto antes.

Como realizar o autoexame:

imagem: google search

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!