Inscrições para o II Icumam Lab encerram no próximo dia 22

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

por Andrea Regis

As inscrições para o II Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste encerram na próxima segunda-feira, dia 22 de Dezembro. Em sua 2ª edição, o Icumam Lab recebe projetos audiovisuais de longa-metragem e séries para TV, documentais ou de ficção de profissionais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. “O Icumam Lab funciona como um novo espaço de qualificação profissional, como uma consultoria que prepara o profissional em tudo, desde a planilha de produção e o roteiro até a venda do projeto e sua distribuição”, explica a diretora do Icumam Lab e presidente do Icumam, Maria Abdalla. As inscrições, assim como todas as atividades oferecidas pelo projeto, são gratuitas. O II Icumam Lab conta com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura e Arte de Goiás e apoio da Pousada Monjolo e EBC – Empresa Brasil de Comunicação.

O projeto, pioneiro no Centro-Oeste e realizado pelo Icumam – Instituto de Cultura e Meio Ambiente, foi realizado pela primeira vez dentro das atividades daGoiânia Mostra Curtas em 2013 (outra atividade realizada pelo Icumam que está em sua 14a edição) e já ocupa um espaço de grande importância, uma vez que aumentam os incentivos e as leis de fomento ao audiovisual (como a Lei 8.685 e a 12.485, que obriga a inserção de produções locais nas emissoras de TV), mas a cadeia produtiva regional ainda encontra-se carente de qualificação e profissionalização. “É preciso estar preparado para entrar no mercado. E uma consultoria qualificada, de produtores já inseridos no mercado, auxilia na profissionalização e coloca nosso mercado regional para concorrer em editais e pitchings”, enfatiza Abdalla.

Profissionalização e mercado

A segunda edição do Icumam Lab acontecerá entre os dias 2 e 8 de março de 2015, na Pousada Monjolo, em Nerópolis (GO), a 30 km de Goiânia. O local foi escolhido por proporcionar um ambiente propício à reflexão, desenvolvimento de ideias e interação entre os participantes. Os cursos, divididos por áreas – roteiro, direção, produção, financiamento, marcos legais e modelos de comercialização, distribuição e circulação - serão ministrados por profissionais renomados e representativos dos diferentes ramos da produção audiovisual. Estes profissionais trabalharão entre si e em interlocução constante com os oito profissionais que serão selecionados para capacitação o desenvolvimento intensivo dos projetos criados e produzidos por estes selecionados.
Beth Formaggini, Fernanda de Capua, Juliana Rojas, Rafael Sampaio e Thiago Dottori formam o time de profissionais que ministrarão as oficinas durante a segunda edição do Icumam Lab. Além das oficinas que têm duração de sete dias, serão realizadas três palestras abertas ao público, as quais introduzem novas ideias ou reforçam conceitos já explorados pelos participantes, garantindo uma maior democratização e abrangência dos conteúdos das oficinas. Para estas palestras, foram convidados: Tata Amaral, Vânia Cruz e Sílvia Catani.
Vale ressaltar que as atividades adquirem ainda um caráter propulsor na carreira dos participantes, através da constituição de redes profissionais e processos criativos e colaborativos de formação, potencializando o desenvolvimento e a integração do conhecimento de algumas especificidades de cada mercado e deste como um todo, estimulando colaborações artísticas e criativas.

SERVIÇO
Inscrições abertas para o II Icumam Lab
Data: Até 22 de dezembro
Inscrições gratuitas
O II Icumam Lab será realizada entre os dias 2 e 8 de março de 2015

CONTATOS
Produção Icumam Lab

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!