2 dedos de Prosa com Amanda Accioli

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Para iniciar esta nova fase do Patricia Finotti Opinião, uma homenagem à incentivadora desta mudança, minha irmã de aniversário, advogada, escritora, empresária, um dos principais nomes do setor de eventos sociais – sendo considerada a 5ª maior consultora – colunista nos principais meios de comunicação relacionados a eventos, e proprietária de um dos mais acessados blogsites do mercado de eventos - www.amandicaindica.com.br. Amanda Accioli Salusse é a entrevistada do 2 dedos de Prosa de hoje.
Nesta conversa Amanda fala de como começou o seu interesse pela área de eventos, sobre o Amandica Indica – este com 3000 a 6000 acessos diários – o A Perfect Day by Amandica Indica em Goiânia, maternidade, casamento sucesso na carreira. Confira os principais momentos desta entrevista.
2 dedos de Prosa – Quem é Amanda Accioli Salusse?
Amanda Accioli Salusse - Sou advogada de formação, mas, escolhi a Consultoria de Eventos como profissão. Assim sou eu,  a paulista Amanda Accioli, que hoje estou sendo considerada, mas não acredito que seja tanto assim, um dos principais nomes quando o assunto é dar consultoria em como organizar e promover eventos sociais. Tenho um dos mais acessados blogs do mercado de eventos junto com outros maravilhosos do mercado, e me divido entre os compromissos profissionais, no qual atuo como promoter e consultora, e a busca de novidades e dos melhores profissionais para manter minhas leitoras sempre em dia com tudo o que acontece na área de eventos sociais.
Além de consultora de eventos sociais, promovo workshops e “petit comitê”, participo de palestras e mesas redondas. Cuido de alguns grupos de discussão na internet e sou colunista de revistas e blogs do mercado de eventos.
Ainda, sou também mãe, esposa e acima de tudo mulher!
2 dedos de Prosa – Como formação você é advogada, quando e como nasceu a Amanda Consultora de Eventos?
Amanda Accioli Salusse - Patty, juntando um pouco do que já contei, quando fiquei noiva em janeiro de 2004, eu que já tinha trabalhado com evento corporativo, de 1998 até 2002, a veia voltou a pulsar pelos eventos, agora sociais. É lógico que para isso sempre faço cursos, congressos, leio muito, me atualizo...estou sempre aprendendo e quero aprender até morrer.
Lembro também de um episódio quando criança. Desde antes da alfabetização já gostava de casamentos. Lembro quando no pré-primário a professora pediu para levarmos cascas de ovos brancos quebrados para fazermos um trabalho de colagem. Meu desenho foi um boneco "fêmea" feito do meu jeito, e um véu desenhado como se fosse uma gota enorme (aquele era o véu da noiva) e ele foi todinho colado com casquinhas brancas de ovo...Achei aquilo o máximo, eu tinha desenhado uma noiva!
Também me lembro que parava nos jardins da praia - morava em Santos/SP - aos 4/5 anos só para ver ensaios de noiva com os fotógrafos. Enfim, são incontáveis histórias de uma raiz e dom que só fui deixar aflorar em 2004.
O tempo passou e o que era uma paixão de menina virou profissão. Atualmente, me dedico a encontrar os melhores profissionais do mercado para assim poder indicá-los às minhas leitoras, além de promover encontros entre empresas do setor e suas possíveis clientes.
Como já citei o interesse por festas e tudo que envolve a produção de eventos sociais está presente na minha vida desde criança, uma das minhas paixões também na época ainda menina era vestir de noiva e cuidar de todos os detalhes para que aquele momento, mesmo que fictício, fosse digno das princesas dos contos de fada.
2 dedos de Prosa – Qual a diferença entre consultoria de eventos e assessoria de eventos?
Amanda Accioli Salusse - Diferente da Assessoria de Eventos Sociais onde o assessor é responsável pelo planejamento, elaboração e execução dos serviços que envolvem o evento, a Consultoria tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da ideia do evento, ou seja, ele irá te ajudar a pensar e saber por onde começar, quem contatar e qual a melhor forma de viabilizar suas ideias e concretizar seu sonho.

E é isso que eu proponho: delinear e elaborar um projeto para que os noivos não fiquem perdidos em relação aos preparativos do seu evento. Do começo ao fim, indico profissionais competentes para realizar o seu evento com qualidade, idoneidade e responsabilidade.
2 dedos de Prosa  - Como advogada o seu papel na consultoria de eventos amplia. Além do que é relacionado à organização de eventos, como a sua consultoria jurídica pode ajudar?
 Amanda Accioli Salusse – Sou formada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, com especialização em Direito de Família e das Sucessões e Direito Contratual pela Escola Superior de Advocacia. Assim, na minha Consultoria disponibilizo também a Jurídica, que é um canal de comunicação para consulta, onde o cliente poder submeter o seu caso, pedido de orientação ou uma simples dúvida numa questão jurídica, com a obtenção de uma resposta/orientação fundamentada, que mais se adequar aos termos consultados.
No caso de noivas, eu analiso contratos de prestadores de serviços, verifico cláusulas abusivas ou descumprimento de contrato. Faço ainda análise da documentação para compra e venda ou locação de imóveis. Esclareço dúvidas sobre documentação para casamento civil ou elaboração de pacto pré-nupcial. E também elaboro contrato de convivência/união estável entre casais homoafetivos, entre outros. Sobre estes, esclareço dúvidas em relação à nova lei que trata da união homoafetiva - patrimonial como bens móveis e imóveis, bem como acompanhamento junto ao cartório civil. Realizo a consultoria e indicação de fornecedores para a comemoração da união civil homoafetiva, e também a que abrange questões que dependam da análise prévia e presencial de documentos essenciais ou a atuação pessoal do advogado, que poderá ser contratado posteriormente.
Para as casadas, esclareço dúvidas relacionadas a imóveis, contrato pré-nupcial, separações, divórcios, testamentos, inventários e arrolamentos, interdições, tutelas, curatelas, adoção de filhos entre outros.
Também atendo gestantes, e dou consultoria relacionada e qualquer problema ou dúvida jurídica que envolve a contratação de serviços ou compra de produtos. Também auxilio em casos de que envolvam planos de saúde ou convênios médicos.
Com as mamães, além de qualquer problema ou dúvida jurídica relacionada à contratação de serviços ou compra de produtos, também vejo casos que envolvam contratação de profissionais para festas de aniversário, batizados ou bodas.
2 dedos de Prosa  - Em seu blogsite existe empresas Indicadas. Como é o processo de escolha desses que são fornecedores e prestadores de serviços de eventos sociais, inclusive casamento?
Amanda Accioli Salusse – O meu blogsite é direcionado para pessoas que querem comemorar e adoram festejar. Independente da ocasião, cada momento é especial, único e mágico. Para haver comemorações, todos precisam de fornecedores e prestadores de serviços idôneos e preparados, que possam entender seus sonhos e atingir suas expectativas. Assim, procuro indicar o há de melhor na área de eventos, e passar um pouco das minhas dicas e experiências. Eu não tenho a pretensão de ser um guia de cadastros de serviços, quero mesmo é fazer uma indicação com pessoalidade sobre cada indicado e só quem confia em tal serviço pode indicar desta forma. No meu blogsite não impera o "pagou, entrou", é preciso ser principalmente aprovado para entrar no site da Amandica Indica!, seja pela qualidade dos serviços prestados, idoneidade, presteza, atendimento ao público e pela diferenciação de seus serviços.
E sou chata, vou atrás de informações sobre a empresa, com pessoas que já utilizaram o serviço, vejo CNPJ, PROCON, enfim o que eu tiver em mãos! Sendo indicado no Amandica Indica, todos os parceiros aprovados recebem um selo de qualidade especial que poderá ser usado em seus sites e/ou blogs e que demonstra à todos a confiabilidade obtida por seus trabalhos e serviços prestados.
2 dedos de Prosa  - O que significa esse Selo de Qualidade?
Amanda Accioli SalusseUm dos meus maiores objetivos com o blogsite é indicar fornecedores e prestadores de serviços dentro do que há de melhor para eventos e comemorações. O fornecedor indicado no meu blogsite recebe um selo especial, um selo de qualidade. Mas, como já disse, para isso é preciso ser avaliado pela qualidade dos serviços prestados, entre outros aspectos já citados, e só assim poderá receber o selo.
Eu mesma faço essa avaliação, que pode ser através de pesquisa sobre as empresas e pessoas físicas que me procuram para serem indicadas. Conversa com pessoas que já contrataram seus serviços. Eu também acesso links de Tribunais para ver se não há qualquer processo contra a pessoa física ou jurídica que os desabonem em suas prestações de serviços. Faço visita in loco, para saber as condições de apresentação e segurança. Procuro conhecer o portfólio de serviços já realizados, entre outras maneiras que eu ache importante para sentir segurança e confiança em indicar aquele prestador de serviços ou fornecedor aos seus clientes e leitores. Ainda, peço aos meus leitores e clientes que deem um “feedback” sobre os serviços de meus indicados.
Posso garantir que o Selo de Qualidade que eu entrego aos parceiros-indicados nada mais é que a alta confiança que possuo em meus indicados.                                                 
2 dedos de Prosa  - Sobre o "Nos Bastidores com a Amandica", como funciona esse quadro?
Amanda Accioli Salusse – É uma parceria que tenho com Nando Menezes - www.nanm domenezes.com.br – em que oferecemos a quem quiser contratar uma sessão de filmagem e entrevista, voltado para empresas que tem um produto bacana no mercado de eventos ou mesmo que queira mostrar um serviço de forma diferente. Também temos esta opção para noivos, debutantes, entre outros, em que entrevistamos os anfritões, bem como pessoas que eles queiram mostrando um pouco dos bastidores no dia da grande comemoração. É uma grande recordação, que além de poder guardar, pode postar em mídias sociais.
Nós preparamos a pauta da entrevista com perguntas pertinentes ao produto, e se for de desejo do fornecedor contratante, poderá ele mesmo sugerir as perguntas; no caso de anfitriões de festas as perguntas mudam para mostrar um pouco dos preparativos para o "grande dia" e para isso é preciso que eu conheça um pouco dos preparativos.
 2 dedos de Prosa  - Qual é o seu segredo do sucesso? Ser colunista em diversos meios de comunicação importantes no segmento de eventos, e ser proprietária do 5º maior blog-site de casamentos e festas, considerado pela Kasare, com cerca de 6000 acessos diários.
 Amanda Accioli SalusseSendo bem sincera Paty, acho que é ser eu mesma... Sou muito a Amanda, acho que até peco por ser muito autêntica com as coisas e as pessoas, mas é uma receita que tem dá certo e tenho tido poucos problemas...e não sei se é bom ou não, ainda estou descobrindo no dia a dia e nas dificuldades e alegrias que tenho. Mas eu me entrego total, de corpo e alma, chego a ser um pouco até "workaholic" e sei que muitas vezes isso não é bom, pois prejudica a parte pessoal, família. Tem que saber dosar!
2 dedos de Prosa  - Por que escolheu Goiânia para lançar o seu Petit Comité para noivas: “A Perfect Day by Amandica Indica”? E o motivo que a levou a escolha deste nome: “A Perfect Day by Amandica Indica”?
Amanda Accioli SalusseEscolhi Goiânia confesso, em homenagem ao meu avô, que era daí, nasceu em Pirancanjuba e se mudou para capital até entrar na faculdade, quando veio para São Paulo estudar Direito no Largo São Francisco. Mas, ele nunca deixou a cidade e a família para trás. Fez-se presente na Academia Goiânia de Letras com grande notoriedade - era escritor e poeta - e enfim, apesar dos anos que viveu aqui, e ter ido pouco para Goiânia por causa do tempo e trabalho, a sua grande paixão era Goiás. Dsde a capital até o sertão/cerrado e como ainda tenho muitos familiares aí e uma grande prima-irmã, achei que ele, seja onde estiver, ficaria feliz em eu fazer algo em "sua terra" - e claro que amo Goiânia. Cidade quente, bonita, cheia de gente amiga, amo!
Já o "A Perfect Day" surgiu em 2007 em um primeiro blog que crie e que até entreguei para uma amiga mas acho que também não deu continuidade, e era hospedado no multiply - vejam: http://aperfectday.multiply.com/ - mas está abandonado desde 2010. Assim surgiu o nome, "Um dia perfeito", pois é assim  que vejo o casamento, porque o casamento está além dos meses de preparação. O casamento em si não é só cerimônia e festa e sim todos os dias, este dia todo deve ser perfeito, da hora que os noivos acordam, dia da noiva, sentimentos, abraços, sonhos, tudo....
Patricia Finotti e Amanda Accioli Salusse no A Perfect Day by Amandica Indica em Goiânia

2 dedos de Prosa  - Como foi este primeiro Petit Comité? Existem planos para organizar outras edições do A Perfect Day by Amandica Indica?
Amanda Accioli SalussePara mim foi perfeito, acima das minhas expectativas... Estava com medo pois fiquei longe 100% da organização, enviando as coisas por São Paulo, enfim...mas tenho certeza que a sua associação como organizadora geral foi a cereja do topo do bolo, ou melhor, foi o bolo todo. Uma pessoa com o mesmo "time" meu, as mesmas perspectivas, sonhos, vitalidade e comprometimento (nossa até descobrimos que somos de 20 de janeiro não é mesmo???) e isso foi essencial, bem como todos os excelentes parceiros que acreditaram nesta "novidade" que lhes foi apresentada e acreditaram no nome da Paty e no meu nome, mesmo sendo de São Paulo foi uma honra para mim e acho que para você também né, Paty?
Só posso resumir que foi uma das melhores conquistas de 2011 para mim! Quero em novembro fazer com a Paty novo aí em Goiânia, e este ano quem sabe SP, BH, Indaiatuba/SP, Santos/SP, Ourinhos/SP, mas ainda falta muita programação etc...mas estes são os planos!
2 dedos de Prosa  – Como você vê o mercado de Casamentos em Goiás?
Amanda Accioli SalusseVocês possuem empresários, microempresários e até pessoas físicas que são verdadeiros artistas. Possuem, claro que em menor quantidade, mas com a mesma qualidade, que temos aqui em São Paulo. Só precisam mostrar isso melhor para as noivas da região, e os anfitriões em geral e assim dar mais valor ao produto e serviço da cidade sem precisar recorrer à outras cidades ou capitais!
2 dedos de Prosa  – É fácil conciliar a maternidade, casamento e a profissão? 
 Amanda Accioli SalusseComo disse, não é nada fácil, ainda mais quando temos profissões diferentes como é meu caso...advoguei com meu marido por quase 8 anos e resolvi seguir meu coração na profissão! Mas com jeitinho, amor e dosagens de trabalho, lazer e atenção, tudo dá certo, mas aprendi a duras penas este ano também...risos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!