Dica de Férias Conhecendo a História de Goiânia: Museu Pedro Ludovico Teixeira

domingo, 15 de janeiro de 2012

Por Secom/Goiânia
 
A antiga rua 26, atualmente Dona Gercina Borges, abriga uma casa que faz parte da história do povo goiano. Lá morou o fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeira que iniciou sua construçăo em 1934, tendo concluído a obra em 1937. A arquitetura em Art-Déco, em voga na época, marca o prédio até hoje conservado assim como o deixou seu proprietário.
Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual foi transformada em museu em 1987. Distribuído por toda residęncia está o acervo, constituído de 1836 peças. Săo porcelanas, mobiliário, vestuário, cristais e objetos de uso pessoal. Dois mil livros e oitocentos documentos originais datados dos anos vinte até a década de setenta, compőem a biblioteca particular de Pedro Ludovico. O acervo iconográfico contém um mil, cento e quarenta e duas fotos, formando importante registro histórico.
Há ainda outra biblioteca, Antônio Borges Teixeira que com seus duzentos e setenta e oito livros contam a história de Goiânia e do estado. O espaço permite a historiadores, estudantes, intelectuais, pesquisadores, jornalistas e curiosos fazer uma incursăo nas décadas de 30, 40, 50 e 60.

Endereço: Rua 25, esq. com Av. Dona Gercina Borges Teixeira, Centro
Telefone: (62) 224-3059
Visitas: De Terça a Sexta-feira - Das 9 às 17 horas
Sábados, Domingos e feriados - Das 9 ás 16 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!