Cinema ocupa calçada do Grande Hotel

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Por Secult/Goiânia

Unidade da prefeitura recebe mostras de diversas regiões do país todas as quintas-feiras de setembro

Os goianienses poderão assistir, todas as quintas-feiras do mês de setembro, filmes de diversas regiões do país na calçada do Grande Hotel, no centro da capital, sempre a partir das 19h30. Em sua terceira edição, o projeto Cinema na Calçada é realizado pela Panaceia Filmes, com patrocínio dos Correios e apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

Serão quatro mostras que reafirmam o crescimento das produções em curta-metragem no país. Hoje, sob curadoria de Aly Muritiba, acontece a Mostra Paraná, com os filmes A equação do amor, de Fábio Allon; Para onde foram os pássaros, de Gustavo Ulisse; Jardim Tókio, de Rodrigo Tókio, e Notícias da Rainha, um documentário de Ana Johann.
 
Além da Mostra Paraná, o primeiro dia de exibição conta ainda com a abertura da exposição fotográfica Cidade de Ver: Cidade de Sentir. Cidade de Viver. Um trabalho realizado pela Panaceia, em parceria com a Deriva Fotográfica do Bem, expedição fotográfica pelo centro da cidade, em que se reúnem diversos fotógrafos que realizam o resgate da memória e da vida desta região. A exposição fica até o final do mês no Grande Hotel, com visitação das 9h às 17h.

Programação:

Mostra Paraná (04/09) Curadoria de Aly Muritiba

Filmes: 

A EQUAÇÃO DO AMOR ( De Fábio Allon. Ficção, 20 minutos, 2012) 
Colégio Cecília das Flores. 9:15 da manhã. Sala de aula do 3o ano. Prova de Recuperação. IAN, que pensa namorar NINA, que pensa várias outras coisas, menos namorar IAN, delira com sua amada e se complica na resolução da prova que pode selar seu destino – conseguirá nosso anti-herói sul-americano resolver seus problemas e não deixar esta página de sua vida em branco?

PARA ONDE FORAM OS PÁSSAROS ( De Gustavo Ulisse. Ficção, 11 minutos, 2014)
Após uma noite de chuva intensa, uma familia de colonos que vive ao pé da serra se depara com o sumiço de seus animais. O patriarca e o filho decidem sair para procurar. Os dias passam e eles não retornam. Mãe e filha aguardam em casa enquanto vivem um estranho cotidiano.

JARDIM TÓKIO (De Rodrigo Grota. Ficção, 16 minutos, 2014)
Yuki, uma jovem que acaba de voltar do Japão, se divide entre sua família, os estudos e a vida noturna.

NOTÍCIAS DA RAINHA (De Ana Johann. Documentário, 19 minutos, 2013)
Uma rainha esquecida no tempo. Uma filha que tenta de dez em dez anos resgatar a história da mãe. Um lugar onde esta história existe entre lampejos e fragmentos de memórias. Documentário de 20 minutos sobre uma rainha da era do rádio.

Mostra Paraíba (11/09) Curadoria de Bertrand Lira

A QUEIMA (De Diego Benevides. Doc, 13 min., 2013)
No universo mítico que permeia os canaviais, entre sensações e tradições relativas à queima da cana-de-açúcar, nasce a chegada de um personagem misterioso. Nos três dias que antecedem a queima, Macário surge para impedir o fogo.

TRANSMUTAÇÃO (De Torquato Joel. Doc, 12 min, 2013)
O fogo liquefaz o que é sólido.

FOGO-PAGOU (De Ramon Batista. Doc, 9 min, 2012)
Um cemitério abandonado no sertão nordestino, suas histórias contadas pelos moradores da redondeza.

GUIA (De Allison Linhares e Adriano Linhares. Doc, 14 min, 2013)
A modernidade faz com que alguns costumes tradicionais se percam durante o tempo. Uma senhora muito religiosa tenta preservar uma tradição passada de mãe pra filha, ajudando pessoas que chegam até ela necessitando de ajuda. Mas será que ela mesmo poderá se ajudar?
 
MALHA (De Paulo Roberto. Documentário, 14 min, 2013)
A violenta materialização de um festejo popular, a malhação do Judas, no interior da Paraíba, onde os credos religiosos de um povo servem de pano de fundo para a entrega visceral ao escárnio profano.

DE LUA (De Marcélia Cartaxo. Ficção, 15 min, 2013)
Um homem vaga, repetindo eternamente um ciclo, em busca do amor de uma mulher numa situação em que sonho e realidade confundem-se. Uma inusitada possessão lhe acomete sob a luz da lua.


Mostra Amazonas (18/09) - Curadoria de Sérgio Andrade

ET SET ERA ( De Emerson Medina e Rod Castro. Ficção, 9 min, 2012)
Três amigos na noite do Halloween conversam sobre filmes e diretores

TÁ FRITO (De Yasmin Rodrigues, Tiago Maia e Daniel Batista. Animação, 3 min, 2012)
Pacu e Jaraqui são os peixes mais conhecidos da região amazônica. O que será que acontece quando essas duas personagens de personalidades tão diferentes se encontram no fundo do rio?

A VERDADE NUA E CRUA (De Wagner Santinny. Documentário, 3 min, 2013)
Lennon, um jovem que convive em meio ao caos de sua cidade. Mora na periferia e vê o descaso das autoridades com o transporte público, a falta de segurança e o excesso de crianças e jovens no tráfico de drogas, e classifica essa realidade como "A verdade nua e crua".

H2O (De Moacyr Massulo. Fic, 7min., 2012)
A Amazônia tem a maior bacia hidrográfica do mundo e o desperdício de água começa a interferir nos sonhos e na realidade de um cidadão amazonense.

BUENOS DIAS (De Dheik Praia. Fic, 4 min.,2009)
Na correria do dia-a-dia, dificilmente observamos as performances artísticas que ocorrem na cidade, uma bem comum é a dos músicos que levam alegria e sonoridade às monótonas viagens de ônibus.

COREOGRAFIA DO AVESSO (De Keila Serruya. Exp., 4min, 2010)
O fazer que decorre de duas linguagens, o corpo e a dança se encontram com a natureza e com as cores, dimensionando coreograficamente as imagens, construindo a temporalidade.

F.I.S 42 (De Keila Serruya. Exp., 1 min, 2010)
(F.) Frames que se movem em um ser feminino ligado a beleza sem valor (I.). Imagens (S.) Segundos. 10 horas pensando + 06h descansando+ 09h escaneando + 05h ponderando+ 03h selecionando + 05h descansando + 04h editando = 42. Processo audiovisual.

A PROFECIA DE ELIZON (De Aldemar Matias. Fic., 5min, 2008)
Em um edifício da zona centro-sul de Manaus, as mais contrastantes reações são registradas dutante um abalo sismico sentido pelos moradores. Enquanto isso, o jardineiro Elizon descreve, à sua maneira, as causas e possíveis consequencias do ocorrido.

CACHOEIRA (De Sérgio Andrade. Fic., 15 min, 2010)
Livremente inspirado em fatos reais, um grupo de jovens indigenas do alto Rio Negro, no Amazonas, participam de rituais em que misturam bebidas e fazem um pacto mortal e mistico.


Mostra Goiás (25/09) - Curadoria de Maria Abdalla

ATRÁS DA HISTÓRIA (OU NO CORAÇÃO DO FILME) (De Jarleo Barbosa. Ficção, 8 min, 2013)
Um filme atrás de sua história.

AINDA QUE SE MOVAM OS TRENS (De Marcela Borela, Vinícius Berger e Henrique Borela. Exp, 10 min., 2013)
“Para onde vão os trens, meu pai? Para Mahal Tami, Cam rí, espaços no mapa, e depois o pai ria: também prá lugar algum meu filho, tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti.” (Hilda Hilst)

CARROSSEL (De Rafael de Almeida. Doc., 3 min, 2013)
"Amar é procurar explicar, desenvolver esses mundos desconhecidos que permanecem envolvidos no amado". (Gilles Deleuze)

A VIDA DE CADA UM (De Vasconcelos Neto. Doc, 11 min, 2013)
Fragmentos de identidade e memória, numa cidade de indivíduos e cotidiano.

NOSTALGIA (De Pedro Novaes. Doc., 14 min, 2014)
"Anteriormente, a vida era maravilhosa..."

VIAGEM NA CHUVA (De Wesley Rodrigues. Animação, 13 min, 2014)
A chuva assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando se vai, ficam as lembranças.


Serviço:
Cinema na Calçada
Dias 4, 11, 18 e 25 de setembro de 2014
Local: Calçada do Grande Hotel 
Avenida goiás, esquina com a rua 3, Setor Central
Horário: 19h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!