Conhecendo Goiânia

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A capital do cerrado creceu e desenvolveu-se a partir de um plano urbanístico, com o propósito de desempenhar a função de centro político e administrativo do estado. A sua fundação ocorreu em 24 de outubro de 1933, assim, estamos no mês de seu aniversário.


Considerada a sexta maior cidade do Brasil em tamanho, possui 1.302.001 habitantes, segundo o censo de 2010, Goiânia também destaca-se, entre as capitais brasileiras, por possuir a maior área verde por habitante do Brasil.

Sobre o nome Goiânia: Antes de ser inaugurado, o município de Goiânia era referido nos documentos oficiais como "futura capital", "nova capital" ou simplesmente "nova cidade", e permanecendo inominada por dois anos. A nominação somente ocorreu em 2 de agosto de 1935, por força do disposto no artigo 1° do decreto estadual número 327.

O nome surgiu quando em outubro de 1933, o jornal O Social realizou um concurso cultural com seus leitores para escolher o nome da nova capital de Goiás. Em 16 de novembro do mesmo ano, o jornal trouxe a apuração dos votos: "Petrônia", em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira, sugerido pelo juiz de Pires do Rio Cyllinêo Marques de Araújo, havia recebido 105 votos, enquanto "Goiânia", nome sugerido pelo professor Alfredo de Faria Castro, não conseguiu atingir a marca de 10 votos. Ao assinar o decreto de 2 de agosto de 1935, Pedro Ludovico deixou claro que o resultado do concurso importava pouco para ele; o governante deu a denominação de Goiânia à nova capital, não revelando os motivos para tal escolha, que permanecem desconhecidos até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!