Goiânia completa no próximo dia 24 de outubro, 78 anos. Nesta semana estou postando textos que falam de nossa querida capital. Hoje, sobre a Avenida Goiás. Esse foi o endereço escolhido, por Alberto Finotti e Leonor Finotti, meus bisavós, quando se estabeleceram em Goiânia, e passando também, a ser o de muitos de seus decendentes por vários anos. No Edifício que leva o nome de meu bisavó, localizado no nº 1280, muitas festas familiares de Finottis, Polis, Carrijos, Peixotos, Oliveiras... foram realizadas. De celebrações natalinas, aniversários, batizados, noivados e até festa de casamento, quando a nossa capital, ainda não possuia espaços relativos a tal.
Ao entardecer, quando os pais chegavam do trabalho, era possível, realizar o encontro dos moradores do edifício, a maior parte Finotti e outros amigos íntimos da família, nos bancos da Avenida, enquanto a criançada andava de bicicleta e divertia.
Anualmente, podíamos apreciar desfiles em comemoração a libertação dos escravos - em maio, cavalgadas da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, e também várias passeatas reivindicando mehorias trabalhistas ou estudantis.
A Avenida ainda abrigou por muitos anos a dominical Feira Hippie, antes localizada no início desta via. Passando anos mais tarde para o espaço da antiga Estação Ferroviária, no encontro da Avenida Goiás com a Independência.
Na Goiás, como é intimamente chamada, no final da década de 90, foi acomentida pela invasão da feira dos camelôs, que após vários transtornos provocados por essa feira, foram direcionados, para um espaço construido e chamado de Feira Coberta na Avenida Paranaíba, esta que cruza a Goiás.
Ainda nesse período, com os camelôs, presentes em grande parte da extensão da avenida, com a chegada das chuvas de verão, podia-se ver a grande quantidade de água acumulada na rua, que descia, e quase invadia os prédios, trazendo muito lixo.
Atualmente, a Avenida é muito movimentada durante a semana, sendo endereço de vários bancos, "lojas de R$ 1,99", e outros comércios. É também corredor de ônibus que cortam a cidade Norte-Sul. Aos fins de semana, é mais tranquilo, porém, não tão seguro passear pelas imediações.
A Avenida Goiás foi uma das primeiras avenidas a serem construídas em Goiânia e é, atualmente, uma das principais vias públicas da cidade. Inicia-se na Praça Cívica, estendendo-se até a avenida Nerópolis, na região noroeste. Faz o principal cruzamento da cidade com a avenida Anhangüera.
A avenida Goiás foi declarada patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no ano de 2004. Um trecho da avenida Goiás que corre ao longo do Centro de Goiânia foi objeto de uma ampla reestruturação. Esse projeto visa a valorização da principal avenida da cidade, inspirada nos boulevard franceses.
Na avenida estão os principais monumentos em Art decó de Goiânia, destacando-se: o Relógio, o Grande Hotel, o Coreto, o Monumento ao Bandeirante (no cruzamento com a avenida Anhangüera) e O Violeiro.
fonte e foto: wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela a atenção!