Goiânia 78 anos - Praça do Bandeirante

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Neste último post, não poderia deixar de lembrar desta Praça, hoje reduzida em seu tamanho, mas muito importante para a história de Goiânia, e de nosso estado. Praça e estátua que inspiraram livro: Histórias Que o Homem de Bronze Contou, de Regina Lacerda.

Nas minhas idas vindas pela Av.: Goiás, ou pela Av.: Anhanguera, vi coisas acontecerem neste espaço: de uma roda para assistir o "homem da Cobra" vendendo algo, a manifestações contra impostos e até mesmo ponto de apoio para sanar dúvidas com imposto de renda - este organizado anualmente pelo SESCOM da capital.


Fonte e foto: Wikipedia

A praça Attilio Corrêa Lima, conhecida popularmente como Praça do Bandeirante, é uma praça de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás. Localiza-se no Centro da cidade, no cruzamento das avenidas Goiás e Anhangüera. O nome oficial da praça homenageia Atílio Correia Lima, o arquiteto responsável pelo plano piloto de Goiânia.

O Monumento ao Bandeirante, símbolo da praça, foi inaugurado no dia 9 de novembro de 1942. O monumento foi criado pelo artista plástico Armando Zago atendendo à solicitação do Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito de São Paulo, para ser doado ao povo goiano. A escultura em bronze possui três metros e meio de altura e retrata o o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva em corpo inteiro, tendo nas mãos uma bateia e armado de bacamarte.

(Nota: Ao contrário do que refere a Wikipedia, o comício aconteceu na Praça Cívica, é só acessar o Jornal O Popular da época, como foi bem informado pelo jornalista e colega Rogério Borges do periódico referido, e quem recetemente escreveu para o caderno do jornal, em comemoração aos 78 anos de nossa Capital - 23 de outubro de 2011)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!