Goiânia 78 anos - Praça Cívica

sábado, 22 de outubro de 2011


Em muitos momentos da minha vida, estive presente na Praça Cívica, dos festejos natalinos, aos passeios dominicais, e tantos outros... Além é claro do grande Comício das Diretas Já, que reuniu 5000 pessoas, entre elas: minha mãe, meu irmão com 4 anos, e eu com 6. (Nota: Ao contrário do que refere a Wikipedia, o comício aconteceu na Praça Cívica, é só acessar o Jornal O Popular da época, como foi bem informado pelo jornalista e colega Rogério Borges do periódico referido, e quem recetemente escreveu para o caderno do jornal, em comemoração aos 78 anos de nossa Capital - 23 de outubro de 2011)

Fonte e foto (Monumento às três raças): Wikipedia

A Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira é considerada o marco inicial da construção de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás. Foi a primeira praça construída, em 1933. Nela, se encontra o Palácio das Esmeraldas, a residência oficial do governador de Goiás desde sua criação em 1933, sendo o ex-governador Pedro Ludovico Teixeira o primeiro morador do Palácio. Na Praça Cívica está também localizado o Palácio Pedro Ludovico, o antigo Centro Administrativo, responsável pela administração financeira do estado. A praça abriga também o Museu Zoroastro Artiaga e em seu centro se localiza o Monumento às Três Raças.

A praça abriga todos os anos as festividades de aniversário de Goiânia, comemorado em 24 de Outubro, com a presença de cantores e cantoras nacionais de todos os estilos musicais. A praça também é palco para apresentações culturais e religiosas como a cantata de Natal e as festividades de Ano Novo, além das comemorações de Corpus Christi, sempre realizada no início do mês de junho

Monumento às Três Raças- O monumento no centro da Praça Cívica foi feito em homenagem as três raças que compõe a origem da cidade e do estado: o branco (os bandeirantes), o negro (os escravos) e o índio.

Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Centro Administrativo) - Antigamente conhecido como Centro Administrativo é um prédio com 12 andares, localizado na Praça Cívica. Nele se concentram toda a contabilidade e administração financeira do estado de Goiás. O prédio passou por uma intensa reforma, quando em 2002 um incêndio queimou os seus 3 últimos andares, por motivos de curto-circuito devido a precariedade da instalação elétrica presente no prédio.

Palácio das Esmeraldas - É sede oficial do governador de Goiás desde 1933. Ele é chamado por este nome por sua fachada ser em cor verde-esmeralda, dando a impresão de que todo o palácio é feito por pedras de Esmeraldas. No andar de cima do palácio, localiza-se uma sacada de onde o governadores faziam os seus discursos para a população e usado atualmente na "comemoração de reeleição" dos governadores vigentes no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!