2 Dedos de Prosa sobre cirurgia plástica com Dr. Pablo Rassi Florêncio

terça-feira, 14 de maio de 2013

No último sábado, dia 10 de maio, o 2 Dedos de Prosa com Dr. Pablo Rassi Florêncio***, para convidados, aconteceu no SPTQ Mode do  13º Bazar Sophistiqué, o tema que atrai muito as mulheres foi cirurgia plástica. Abaixo a entrevista na integra.

2 Dedos de Prosa: Por que a cirurgia plástica é tão importante para a mulher?
     
Pablo Rassi Florêncio: Ela ajuda a melhorar alguma insatisfação com o corpo e assim a autoestima. 
  
2DP: Como deve ser feito o planejamento para uma Cirurgia Plástica? Qual a idade recomendada?
     
PRF: O planejamento adequado passa inicialmente pela percepção da paciente sobre suas insatisfações com o corpo e quais são suas prioridades de melhora. A paciente então deve passar em consulta com um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Ela será avaliada sobre as suas necessidades e orientada sobre os benefícios e riscos do procedimento, assim como seus custos. Irá realizar exames pré-operatórios (que irão variar conforme o tipo de cirurgia, idade, antecedentes de doenças, etc). A data da cirurgia será programada e a paciente irá entregar os termos de consentimento assinados por ela e suas testemunhas, além disso, são realizadas fotografias pré-operatórias. A paciente deve programar que tenha alguém para ajudá-la no pós-operatório assim como para ajudar em seus compromissos em casa e/ou no trabalho. Esta ajuda é importante para que ela possa cumprir um repouso adequado ao procedimento que será submetida. No pós-operatório, deve prever a realização de drenagem linfática para os procedimentos que assim exigirem e utilizar os medicamentos previstos.


  A idade adequada varia conforme o tipo de cirurgia a que será submetida: 
    - Orelha em abano (Otoplastia): 5 anos ou mais
    - Nariz (Rinoplastia): após 14-16 anos
    - Prótese de mama: depende da maturação da mama, mas de forma geral após os 16 anos
    - Redução mamária: depende da maturação da mama, mas nos casos de gigantomastia (mamas muito volumosas e que causam sintomas ortopédicos) de forma geral após os 16 anos
    - Prótese de glúteos e panturrilhas: preferencialmente após os 18 anos.
    - Abdominoplastia: preferencialmente após gestações
    - Blefaroplastia: não existe idade ideal. Depende da presença de bolsas de gordura e excedente de pele
    - Cirurgia estética genital: preferencialmente após ter tido relações sexuais.
    
Bate-Papo para convidados no SPTQ Mode do 13º Bazar Sophistiqué

2DP: Qual deve ser a abordagem de um Cirurgião Plástico com o paciente?

PRF: O cirurgião deve inicialmente ouvir da paciente o que a incomoda e quais as expectativas de resultado. Dessa forma, poderá avaliar se as expectativas são proporcionais às possibilidades para depois manifestar suas impressões do caso e sugestões de tratamento.

2DP: Por que é importante um bom pré-operatório? E como deve ser esse período?
PRF: A preparação adequada para cirurgia passa por adequada hidratação assim como suspender medicamentos e substâncias que interfiram na coagulação com 10-14 dias de antecedência (como o AAS, anticoagulantes, Vitamina E, capsula de alho, Ginko biloba, Ginseng, etc).

2DP: E o pós-operatório, é importante para o sucesso da cirurgia?

PRF: É de extrema importância cumprir as orientações de repouso e drenagens pós-operatórias, assim como fazer o uso adequado dos medicamentos e cintas. 


2DP: Quais os riscos que os pacientes correm em uma cirurgia mal feita?

PRF: Cirurgias realizadas por pessoas inabilitadas ou em locais inadequados podem elevar o risco de infecções, complicações e de resultados insatisfatórios.


2DP: Quais são os principais tipos de cirurgia plástica? E qual é a mais procurada pelas mulheres?

PRF: Segundo pesquisa de 2011 realizada pela SBCP/ISAPS, as cirurgia mais realizadas são: Lipoaspiração - 23% (211.108/905.104); Mamoplastia de aumento (prótese de mama) 16,45% (148.962/905.104); Mamoplastia/Mastopexia ; abdominoplastia ; blefaroplastia ; rinoplastia ; ritidoplastia ; ginecomastia ; gluteoplastia de aumento; ninfoplastia


2DP: Como a lipoaspiração é a cirurgia mais realizada, o senhor pode explicar a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

PRF: A Lipoaspiração retira a gordura localizada e pode ser realizada nos culotes, quadril, abdômen, interior de coxas, interior de joelhos, braço, queixo duplo, entre outras regiões do corpo que permitam esse tipo de procedimento.

O procedimento pode ser realizado em homens e mulheres. E para se avaliar o resultado são observadas: qualidade da elasticidade da pele, quantidade e localização da gordura. Durante o primeiro mês, é normal que o corpo apresente inchaço e até edemas em algumas regiões, mas esses incômodos tendem a desaparecer por completo até o terceiro mês de recuperação.

Já a Lipoescultura é uma variante da lipoaspiração e consiste em modelar a silhueta retirando depósitos de gordura de regiões indesejadas. A diferença entre esses procedimentos é que na lipoescultura, o cirurgião não só remove os excessos de gordura de uma região como também reutiliza essa gordura para harmonizar o contorno corporal, preenchendo áreas que necessitam de maior volume.

O objetivo dessa técnica é reduzir o volume de gordura corporal em áreas localizadas, como abdômen e flancos, e transferir a gordura lipoaspirada para outras regiões, a fim de alcançar um contorno corpóreo mais harmônico e corrigir imperfeições em outras áreas, como por exemplo, os glúteos.

2DP: Com a lipoaspiração é possível emagrecer?

PRF: A lipoaspiração é um procedimento destinado a melhora do contorno corporal e distribuição da gordura. A retirada máxima de gordura recomendada pelo Conselho Federal de medicina é de 7% do peso corporal da paciente. Dessa maneira não é um procedimento destinado ao emagrecimento e sim a melhora do contorno.


 2DP: O senhor poderia falar sobre o que é a mamoplastia? Como é realizada?

PRF: A Mamoplastia é a cirurgia plástica das mamas e pode ser de aumento (implante de silicone) ou de redução. A escolha da via de acesso pode ser axilar, submamária ou areolar. Alguns fatores como a quantidade de tecido mamário podem definir o plano de colocação dos implantes: subglandular, subfascial, retromuscular ou plano misto.

Mastoplastia de Aumento é indicada para melhorar o aspecto estético das mamas pequenas ou que apresentam um tamanho menor do que o desejado pela paciente dentro de limites estéticos.

As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Atualmente há no mercado diversos modelos de próteses de silicone (redonda, anatômica e cônica, com projeção variada), mas a escolha do modelo mais adequado deve levar em consideração a harmonia estética, mantendo-se assim as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax de cada paciente.

Nos casos em que houver excesso de flacidez, é indicado fazer uma Mastopexia, ou seja, o levantamento das mamas no mesmo ato cirúrgico – o que proporcionará uma maior firmeza ao aumento.

A Mastoplastia também está indicada nos casos de assimetrias mamárias congênitas em que uma das mamas é muito pequena, uniformizando mamas assimétricas.

A Mamoplastia Redutora, bastante comum, é indicada para melhorar a forma, como recurso complementar no tratamento profilático de certas doenças da mama (casos especiais) e como prevenção de problemas causados por mamas muito grandes. A cicatriz deste tipo de procedimento é no formato de “T” invertido na parte inferior de cada mama. Outras técnicas possibilitam ainda que a cicatriz tenha formato de “I” ou “L”.
  
2DP: Quanto tempo dura a prótese mamária?

PRF: As prótese atuais ainda não têm acompanhamento suficiente para estimarmos quanto tempo em média irão durar. Estima-se que durem mais que os modelos anteriores que apresentavam índice de troca em 10 anos, em 20% em cirurgias estéticas e 40% em cirurgias de reconstrução mamária.

2DP: É possível prevenir o choque anafilático?
  PRF: O choque anafilático é um evento extremamente raro e também difícil de ser prevenido. A avaliação clínica pré-anestésica pode em alguns caso prevenir a sua ocorrência baseando-se na história pregressa de alergias, assim como eventos em outros procedimentos anestésicos.

2DP: Sobre intervenções após o parto. Quanto tempo após é recomendado a mulher ser submetida a uma intervenção cirúrgica estética?

PRF: O ideal é que a paciente tenha regredido as modificações do corpo no pós-parto e isso ocorre cercar de 9-12 meses depois do parto. Em alguns casos específicos, podem ocorrer um pouco antes quando a paciente não ganhou muito peso na gestação ou amamentou por período curto.

2DP: É possível fazer lipo depois do parto?

PRF: Não é recomendado realizarmos no pós-operatório imediato ou durante o parto qualquer intervenção cirúrgica estética. Esse momento é um período de maior risco para a paciente e bebê. A realização de lipoaspiração em uma fase adequada (após 9-12 meses) pode ser realizada conforme indicação e cada caso.

2DP: O que pode ser feito com cicatrizes de cesárea? Qual o procedimento indicado neste caso?

PRF: Inicialmente os cuidados de higiene e uso de cintas pode prevenir a ocorrência de infecções ou alargamentos na cicatriz. No pós-parto, diversos produtos que podem ser utilizados em cicatrizes cirúrgicas não são recomendados devendo-se se restringir àqueles que tenham sinalização de que possam ser utilizados na amamentação. O uso de tiras de silicone podem também colaborar para melhor evolução da cicatriz. Para cicatrizes que já estejam estabelecidas e insatisfatórias pode-se realizar o tratamento das mesmas tanto com procedimentos menores de retirada, por exemplo, com o tratamento do abdome como um todo nas pacientes que tenham a indicação devido a flacidez cutânea, estrias e/ou separação da musculatura abdominal (chamada de diástase dos músculos reto abdominais) 

2DP: Quais são os contatos do Senhor, caso alguma leitora queira conversar mais sobre este assunto?

PRF: Através do  meu site é possível encontrar meus contatos: http://www.pablorassi.com.br/site/


***Pablo Rassi Florêncio é Cirurgião Plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), sendo pós-graduado em Cirurgia Geral pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), e pós-graduado em Cirurgia Plástica pelo Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz (ICPSC), ambos em São Paulo.  

Para mais fotos veja a fan page Patricia Finotti Opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!