Meu filho nas redes sociais.Nunca!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sim, sou radicalmente contra crianças terem um perfil em redes sociais. Motivo simples, criança tem tempo para aproveitar seus brinquedos reais e jogos no computador, por que não aproveitar esse tempo para tal? Outra, foi me ensinado que nunca devemos falar com estranhos, passo isso adiante a meu filho, agora imagina ele contando para várias pessoas que ele nem conhece, fatos de sua vida? Que desastre! Fora o perigo, não é?

Todos sabemos que uma criança, e as vezes, as maiores que 13 anos (idade mínima exigida para ser ter perfil no facebook), ainda não conhece a dimensão das questões que envolvem o mundo real. Outra não sabe como resolver certas questões com destreza. Como um pai pode deixá-la criar uma vida, em um mundo virtual, sem acompanhamento? 

Recentemente, estava navegando em redes sociais, e abri o perfil da irmã de uma amiga. A menina, por volta dos 12 anos havia publicado seu endereço e telefone. Imagina o que poderia ter acontecido? Imediatamente enviei mensagem à ela falando dos riscos, e aconselhei a tirar os seus dados, o que ela atendeu prontamente.

Mesmo não aceitando que crianças devam estar nas redes sociais, estas que são voltadas para adultos, eu entendo que em breve meu filho vai querer estar participando deste mundo. 

Como muitos amigos tem feito, e falado, é inevitável eles não participarem desta realidade virtual. Outros pais permitem que os seus participem, o que incentiva aos nossos a não quererem estarem excluídos e a muito quererem vivenciar essa realidade.

Quando a minha hora chegar, vou tentar procrastinar o máximo essa aventura, conversando e explicando os motivos. Quando não for possível, vou tratar um acordo que mostre os riscos e os prazeres de se ter um perfil em redes sociais. E claro, monitorar, tentando não ser muito invasiva. 

Uma possibilidade pode ser deixá-los participar de redes voltadas somente para crianças até 14 anos como a que grupo Disney criou o Club Penguim. Saiba mais em: http://patriciafinottiopiniao.blogspot.com.br/2012/03/softwares-e-site-de-relacionamento-para.html

E você, deixa o seu filho participar de redes sociais? O que você pensa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!