Tulipa Ruiz faz um dos shows mais esperados do Bananada 2013

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Por Alessandra Alves

Com um dos shows mais esperados da 15ª edição, o Festival Bananada 2013 apresenta, na próxima terça, às 21h, show da cantora Tulipa Ruiz.

A partir das 19h, o Centro Cultural UFG, abre as portas para o projeto “Música Consciente” com  dois destaques femininos da nova música goiana: a cantora Bruna Mendes e a banda Gloom, quinteto liderado pela cantora Niela Moura.

A partir de influências de nomes como: Os Paralamas do Sucesso, Los Hermanos, Móveis Coloniais de Acaju, São Paulo SKA Jazz, dentre outros tantos, a Gloom não esconde sua admiração pelos grupos brasileiros que melhor utilizam sopros. A banda foi umas das revelações do programa Experimente do Canal Multishow na temporada de 2012, ao lado de Felipe Cordeiro, banda Tereza entre outras.

Tulipa Ruiz

Um dos grandes destaque da programação de 2013, a cantora Tulipa Ruiz encerra a noite com o show Tudo Tanto, mesmo nome de seu segundo CD, lançado em 2012.

Com Efêmera, álbum de estreia lançado em 2010, Tulipa Ruiz teve o disco colocado entre os melhores da década pelo jornal Folha de S. Paulo, eleito o melhor do ano pela revista Rolling Stone, levou a estatueta de melhor cantora do Prêmio Multishow em 2011, conquistou uma leva de fãs que inclui David Byrne, a música Só Sei Dançar com Você foi tema de Leandra Leal na novela Cheias de Charme e a faixa-título foi trilha de jogo de videogame da Fifa. Em mais de dois anos de estrada, foram 150 shows só no Brasil – além de turnês internacionais que incluíram países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Dinamarca, Portugal, Itália e Inglaterra.

Sem intervalos de turnê, em julho de 2012 Tulipa levou ao mercado seu segundo CD autoral, Tudo Tanto. Selecionada por edital da Natura Musical, ela repetiu a bem-sucedida parceria com o irmão e guitarrista Gustavo Ruiz e contou com participações de nomes de destaque da cena brasileira, como Criolo, Daniel Ganjaman, Kassin, Lulu Santos, Rafael Castro e São Paulo Underground. Resultado: a cantora passou de promissora revelação a estrela do pop em ascensão.

Novamente, jornais como O Globo, Estadão e Folha de S. Paulo se renderam ao talento de Tulipa e voltaram a citá-la entre os melhores lançamentos de 2012. De quebra, levou para casa as estatuetas de Melhor Disco pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e pelo Prêmio Multishow. Cada Voz, que encerra o álbum de onze faixas, ainda foi selecionada pelo jornal britânico The Guardian entre as melhores composições numa seleção que incluiu 34 músicos.  

Lançado oficialmente em São Paulo, no mesmo Auditório Ibirapuera em que Efêmera teve seu début, Tudo Tanto pavimenta seu caminho, tendo sido apresentado em algumas praças, como Brasília, Belém, Rio de Janeiro e Salvador, além de cidades do Japão e da Turquia. E o ano de 2013 já tem mais carimbos garantidos no passaporte, com shows agendados na Europa e nos Estados Unidos, além de uma tour sul-americana.

A cantora
Nascida em Santos, criada na mineira São Lourenço e formada em Multimeios na PUC, de São Paulo, Tulipa Ruiz e o irmão, Gustavo, têm berço musical: o pai, Luiz Chagas, é guitarrista da vanguardista Isca de Polícia, banda que acompanhou Itamar Assumpção. As referências, entretanto, se espalham por Gal Costa (que a elogiou recentemente), Zezé Motta, o grupo Rumo e as artistas internacionais e multimídias Meredith Monk e Yoko Ono.

Ainda garota e já universitária, Tulipa teve algumas experiências musicais por hobby. O “valendo”, porém, veio só em 2009 quando a então redatora e ilustradora resolveu se assumir como cantora e compositora – sem abandonar os desenhos que a traduzem graficamente nos shows e nos encartes dos álbuns. O pai e o irmão embarcaram na história e integram a banda, que atualmente conta ainda com Caio Lopes, na bateria, e Marcio Arantes, no baixo.

Blackbook #2

A abertura da segunda edição da exposição Blackbook também acontece na terça.  A partir das 17h, a Ambiente Skate Shop recebe o público com trabalhos dos artistas Mateus Dutra, Ebert Calaça, Galvão Bertazzi, Santhiago Selon e do trio Bicicleta Sem Freio. A exposição conta ainda com show da banda goiana Vida Seca, que sempre encanta pelo rico de timbres e sonoridades  desenvolvidas a partir de sucata. No show a banda apresenta seu projeto de  pesquisa e releitura de ritmos brasileiros, africanos e latino-americanos, com influência da música pop e experimental.


Programação do dia 14 de maio (terça-feira)

LANÇAMENTO BLACKBOOK #2 : Exposição coletiva com o trio Bicicleta Sem Freio,  e os artistas Ebert Calaça,  Galvão Bertazzi, Mateus Dutra e Santhiago Selon
17h – 18h: SHOW COM VIDA SECA
Local: Ambiente Skate Shop


MÚSICA CONSCIENTE

19h – 19h40: BRUNA MENDES

20h – 20h40: GLOOM
21h – 22h: TULIPA RUIZ
Local: Centro Cultura da UFG (Praça Universitária)



Serviço
15º Festival Bananada
Dia 14 (terçca-feira)
Lançamento da Exposição Blackbook #2 a partir das 17h na Ambiente Skate Shop
Música Consciente – Centro Cultural UFG (Praça Universitária)
19h show com Bruna Mendes
20h – Banda Gloom

21h show com Tulipa Ruiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!