Gramado/RS on Board - Um breve tour

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Estar na Serra Gaúcha, e principalmente em Gramado, é como estar em um pedacinho da Europa, no sul de nosso país. Tudo remete a cultura do antigo continente, seja pelas tradições bem arraigadas e preservadas, a arquitetura Ítalo-Germânica, a religião, os monumentos, a gastronomia, o clima e geografia. 


Com seus 33 706 habitantes, segundo a wikipedia, Gramado conta com uma excelente infraestrutura hoteleira e gastronomia que recebe bem seu visitante.



Veja alguns locais bacanas que não podem deixar de serem visitados.




- Pórtico da entrada da Via Nova Petrópolis



Sua construção é em estilo bávaro, e visa dar boas vindas aos visitantes. 



Pórtico da entrada da Via Taquara


O  estilo é o normando, sendo uma homenagem à colonização alemã.



- Igreja São Pedro

Foi inaugurada em 1942, e é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura foi toda montada em pedra basáltica, e em seu interior exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A igreja possui uma torre de 46 m de altura.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659


- Igreja do Relógio

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1961, e foi dedicada ao apóstolo Paulo, seguidor de Cristo. 

Endereço: Rua Martin Lutero, s/n


- Palácio dos Festivais – Cine Embaixador

O Palácio dos Festivais sedia anualmente o Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro, onde são exibidos os filmes participantes do Festival. Durante este importante evento são lançados no mercado filmes de curta, média e longa metragem, e que concorrem ao “Kikito”.

Já durante o Natal Luz, abriga a as apresentações natalinas. 

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2697.


- Rua Coberta

Ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.

Endereço: Rua Madre Verônica


- Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel

Localizado no centro da cidade, o Parque Knorr, é um local repleto de encanto e magia, que abriga a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos, a Fábrica de Brinquedos, além da primeira casa da região em estilo bávaro, datada de 1940, toda decorada com motivos natalinos, e onde hoje mora o Papai Noel. 

Dentro do parque está o mirante de onde pode ser apreciada a melhor vista do Vale do Quilombo.

Endereço: Rua Bela Vista, 353 – Parque Knorr


Belvedere - Vale do Quilombo

Nesta área de preservação é possível ver todo o vale em dias de ensolarados. Nos dias de cerração, o vale adquire um charme especial, ficando todo coberto pelo fenômeno natural típico da Serra Gaúcha. 


O Vale do Quilombo, mesmo não sendo um  um parque é uma ótima opção para os que gostam de aventura. Fica perto do Aldeia do Papai Noel, que do alto tem uma vista exclusiva para o Vale. 


Endereço: Av.das Hortênsias


- Casa do Colono

Neste espaço o visitante encontra produtos típicos produzidos na região.

Endereço: Av. Borges de Medeiros (ao lado da Rodoviária)


- Lago Joaquina Rita Bier

Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, e construído a pás e picaretas, o espaço possui 17.000m2, cercados de casas de veraneio, hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. 

Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeldt

 
Passeio nos pedalinhos do Lago Negro
  

- Lago Negro

Inicialmente era chamado de Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, plantando em suas margens árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, motivo do novo nome, Lago Negro. 

Por toda a margem do lago existe um passeio florido, podendo-se andar a pé ou de bicicleta. Já no lago é possível abusar dos pedalinhos para um passeio bem agradável.

Endereço: Rua A. J. Renner



- Museu do Perfume - Fragram

Fábrica, loja e museu. Produz colônias corporais, odorizantes de ambientes e alguns cosméticos na linha de maquiagem, além de ser o primeiro museu da perfumaria do Brasil. Possui uma exposição de cerca de 450 frascos de clássicos da perfumaria mundial e outras curiosidades, como um teste psicológico que orienta na escolha do perfume pessoal. Além disso, o visitante pode assistir um vídeo com duração de 5 minutos com informações gerais e curiosidades sobre o mundo do perfume.

Endereço: Av. das Hortênsias, 3662


- Hollywood Dream Cars

O  Hollywood Dream Cars apresenta uma exposição de carros antigos do Brasil. São exemplares dos anos de 1950 e 1960, além de motos antigas, das mais famosas marcas, restauradas.

Endereço: Av. das Hortênsias, 4151
Site: www.hollywooddreamcars.com.br


- Harley Motor Show - Museu de Motos

Para os amantes de motos, este é o primeiro espaço temático em toda a América Latina inteiramente dedicado as Harley Davidson. São mais de 20 motos, restauradas, Entre as mais marcantes atrações do Harley Motor Show está uma moto idêntica à vista no filme “Sem Destino” (Easy Rider, 1969), além de máquinas iguais às usadas pela polícia rodoviária federal e à polícia do exército. Há ainda uma Night Road, que foi projetada em parceria com a Porsche, e outros modelos dos anos 1920 aos anos 1970.
Endereço: Av. das Hortênsias, 5507


- Dreamland- Museu de Cera

O Museu de Cera Dreamland, em Gramado, é o primeiro projeto do gênero a apresentar ícones do cinema e da cultura pop em toda America Latina. São mais de 50 astros do cinema e personalidades distribuídos em 18 cenários temáticos.

Endereço: Av. das Hortênsias, 5507

Mini mundo encanta a todos

- Mini-mundo

O Mini-mundo foi criado pela família Höppner em 1981, e representa a fantasia de uma cidade em miniatura, ao estilo Legoland. Mostra réplicas de um mundo imaginário e criativo. 

Endereço: Rua Horácio Cardoso – 291 


Uma cidade em miniatura em pleno movimento

- Mundo Encantado

Volte no tempo, conhecendo a vida dos pioneiros da Serra Gaúcha, neste parque temático com miniaturas mostrando a arquitetura, o modo de vida das pessoas no começo da colonização.

Endereço: Av. das Hortênsias, 2400

- Mundo a Vapor

É um museu dedicado a mostrar o funcionamento das máquinas à vapor. A locomotiva que fica na entrada reproduz a posição de um trem, em um acidente ocorrido em Paris, na Gare Montparnasse. 

Endereço: Estrada RS-235 que liga Gramado a Canela. 


Museu Medieval - Brasões e Cutelaria em Geral

A volta ao período medieval é a principal característica desse atrativo turístico, onde o visitante encontrará brasões, facas, armas, espadas, armaduras, machados, mapas e pinturas medievais.

Endereço: Rua Júlio Hanke, 94

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!