MAG abre as últimas exposições de seu calendário anual

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vernissage das mostras de Chico Santos, Evandro Soares e Vinícius Figueiredo acontece nesta quarta-feira

Por Janda Nayara

O Museu de Arte de Goiânia abre nesta quarta-feira, 25 de setembro, às 20 horas, as últimas mostras de seu calendário anual. As individuais de Chico Santos, Evandro Soares e Vinícius Figueiredo ficam abertas para visitação até o dia 13 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h Às 17h, e sábado, domingos e feriados, das 10h às 17h.

A mostra Equilíbrio e Movimento, de Evandro Soares, ocupa a Sala Amaury Menezes. São12 esculturas esculpidas em ferro apresentando figuras humanas em movimento. O artista explica que as peças, esculpidas manualmente, buscam dar equilíbrio e leveza aos movimentos gestuais da dança.

Já Chico Santos e Vinícius Figueiredo ocupam o espaço expositivo da Sala Reinaldo Barbalho em individuais simultâneas. De acordo com Figueiredo, em Onde a Linha Lavra o Tempo, ele apresenta 60 trabalhos produzidos nos últimos três anos. O conjunto das obras é composto por desenhos, fotografias e stickers remetendo às reflexões poéticas acerca da memória e da infância, vivenciadas com seus avós na cidade de Monte Carlos, Norte de Minas Gerais. Uma parte destas obras integrou a pesquisa de mestrado do artista,  Diário de luto: poéticas da memória. O artista assina a própria curadoria de sua individual, que conta também com a colaboração de Gilmar Camilo. A montagem é de Cleandro Elias Jorge.

Os trabalhos que compõem a individual de Chico Santos retratam o cotidiano urbano, que tem como pano de fundo, segundo o artista, “a sexualidade, ferina e violenta, evidenciando a animalização presente, explicita ou implicitamente, no contexto social”. Para esta individual, o artista preparou 23 trabalhos realizados com diferentes materiais e técnicas. Para compor o ambiente sobre papel, o artista aplica nanquim, cera e talco para então aplicar as cores em acrílico.  Para o acabamento, o artista utiliza a ponta seca em contraste com as cores suaves para finalizar os últimos traços. Chico Santos explica que a preferência pelo papel como suporte se deve a sua “capacidade de incorporar-se aos demais materiais, que não ficam sobre ele, mas aglutinam-se a ele, fazendo-o parte integrante da obra”.

Serviço:
Exposições do Museu de Arte de Goiânia
Vernissage: 25 de setembro
Horário: 20h
Visitação: 26 de setembro a 13 de outubro de 2013 
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h / sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h
Endereço: Rua 1, n. 605, Bosque dos Buritis, Setor Oeste, Goiânia, Goiás
Informações: (62) 3254-1196

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!