Artistas pintam tapume da Praça Cívica

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

por Secult/Goiânia

Objetivo da ação promovida pela Prefeitura de Goiânia é incentivar a pintura urbana na Capital, transformando o canteiro de obras da praça em uma grande exposição a céu aberto

Os tapumes que cercam o canteiro de obras da Praça Cívica estão ganhando um colorido especial com pinturas e desenhos de artistas plásticos. A ação é promovida pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com objetivo de transformar o local em uma grande exposição a céu aberto. Participam do projeto 80 artistas de Goiânia e da Região Metropolitana.

O grupo iniciou os trabalhos no último fim de semana e, no próximo domingo, 1º, os artistas voltam a se reunir para mais uma etapa, quando a praça se transforma em um grande ateliê que chama a atenção de quem passa pelo lugar. Cada artista pode pintar até três tapumes, com tema livre. 

O secretário municipal de Cultura, Ivanor Florêncio, afirmou que a prefeitura pretende valorizar a pintura urbana. 'Nos últimos tempos, a arte urbana vem ganhando maior destaque no Brasil e Goiânia não fica de fora deste tipo de manifestação artística. É o tipo de intervenção que agrada aos artistas e a população, porque valoriza a arte e deixa a cidade bonita, transformando os espaços públicos em lugares mais agradáveis através das cores e das formas geométricas', disse. 'Queremos estender esse tipo de ação a todos os locais de obra no município e colocar Goiânia no circuito mundial de pintura de rua, pintura urbana', completou.

A galeria de arte de rua com os trabalhos dos artistas será oficialmente inaugurada no início do próximo mês. 

Reforma
A Praça Cívica está passando por uma revitalização geral, como parte da restauração da arquitetura original da Capital, preservando as características históricas de sua fundação. A reforma é realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Cidades Históricas), do Governo Federal.

O prefeito Paulo Garcia afirma que o objetivo é devolver a praça ao goianiense como um espaço para cultura e lazer. “Acredito que a praça deverá retornar a sua atividade precípua, assim como foi planejado pelo arquiteto Atílio Correia Lima, um local para momentos importantes, festivos e culturais”, enfatiza. 

A previsão inicial da obra, lançada no último dia dois de fevereiro, é que seja executada em dez meses.


Serviço:
Pintura dos tapumes da obra da Praça Cívica
Dia 1º de março (domingo)
Horário: 9 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!