Amamentação é garantia de saúde para recém-nascido

terça-feira, 5 de maio de 2015

por Andrea Regis

O prefeito Fernando Haddad sancionou, em abril, a lei que garante o aleitamento materno em qualquer estabelecimento de São Paulo. Quem proibir a mãe de amamentar seu filho em público pagará multa de R$ 500. Em caso de reincidência, o valor dobra. "O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. 

Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê e regozijo de toda a sociedade". O trecho integra publicação do Ministério da Saúde do Governo do Brasil sobre a Saúde da Criança e endossa a importância da amamentação que, no Brasil, ainda é vista com preconceito em todas as classes sociais e precisa de leis como a de Haddad para estimular a mudança neste padrão de comportamento.

Amamentar é mais que apenas alimentar a criança. "A amamentação promove a interação profunda entre a mãe e o filho. Além disso, influencia beneficamente no estado nutricional do bebê, na sua habilidade de se defender de infecções, na sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Para completar, tem efeitos positivos na saúde física e psíquica da mãe", explica a fonoaudióloga e consultora em amamentação Marianna Barros. Mesmo com várias evidências científicas provando a superioridade da amamentação sobre outras formas de alimentar a criança pequena - simultaneamente aos esforços de diversos organismos nacionais e internacionais - as taxas de aleitamento materno no Brasil são menores que as recomendadas.

Um dos principais atores deste cenário é o profissional de saúde. Cada vez mais ele deve ser e estar preparado no entendimento dos vários aspectos da amamentação. "Nosso olhar precisa ser sensível e completo, observando ainda todo o contexto emocional da mulher e de sua família", diz Marianna, que atua desde 2007 como consultora de gestantes e mães.

​"Dificuldades são mais comuns do que se imagina e as mães devem buscar auxílio profissional para superá-las". finaliza​.

Vantagens de amamentar - A amamentação evita as mortes infantis. Graças aos inúmeros fatores existentes no leite materno que protegem contra infecções, ocorrem menos mortes entre as crianças amamentadas. 

Estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo, por causas preveníveis (JONES et al., 2003). Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças menores de 5 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef, em torno de seis milhões de vidas de crianças estão sendo salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva.

Outros benefícios:

Evita diarréia

Evita infecção respiratória

Diminui o risco de alergias

Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes

Reduz a chance de obesidade

Melhor nutrição

Efeito positivo na inteligência

Melhor desenvolvimento da cavidade bucal

Proteção contra câncer de mama

Evita nova gravidez

Menores custos financeiros

Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho

Melhor qualidade de vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!