Mostras de Carol Boclin e Déborah Brito movimentam Bazar Sophistiqué

quarta-feira, 6 de maio de 2015

por Duo Comunicação

Evento será realizado de 7 a 9 de maio e contará com exposições de fotografia e de telas

A arte marca presença na 17a edição do Bazar Sophistiqué, que será realizado de 7 a 9 de maio, no Oliveira ́s Place. A fotógrafa e designer Ana Carolina Boclin, que traz no currículo exposições realizadas no Brasil e na Europa, além de alguns prêmios por seus trabalhos de fotografia e design, apresenta a exposição fotográfica Niemeyer, do Abstrato ao Concreto. Já a artista plástica Deborah de Brito exibe a mostra de pinturas Com que cara eu vou. A curadoria ficou a cargo de Kátia Barreto.

Niemeyer, do Abstrato ao Concreto reúne 30 imagens de 50 x 70 centímetros que enfocam a obra do arquiteto Oscar Niemeyer, detalhando o conjunto arquitetônico de Brasília, além de outros trabalhos, como o prédio localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. As fotos são do movimento purista, ou seja, não manipuladas digitalmente, sem cortes ou modificações posteriores. Esta mostra já foi apresentada na IV Bienal de Arquitetura da Bienal de São Paulo, e no Teatro Nacional de Brasília; na Galeria do Senado; e em Manhattan, no Centro Cultural Nascimento.

Segundo a fotógrafa, seu trabalho "enfatiza a beleza plástica, os traços artísticos e a monumentalidade das obras de Niemeyer, dando a elas a marca de um olhar que, ao mesmo tempo, valoriza os detalhes da caneta do mestre impressos no concreto armado, compondo quadros essencialmente contemporâneos, ao registrá-la.

A curadora da mostra, Kátia Barreto, afirma que o olhar de Ana Carolina Boclin revela mais do que uma homenagem a Oscar Niemeyer ou reconhecimento das obras do maior arquiteto brasileiro. “Imprime um novo conceito estético na arte da fotografia, de onde emergem quadros que transcendem o universo arquitetônico para revelar imagens singulares, que recriam a própria essência da alma do artista e a ela igualmente transcende, provocando em quem admira suas fotos a inquietação interativa com a obra que assume significações diversas, de acordo com o universo pessoal de cada um”.

Já a exposição de pinturas Com que cara eu vou reúne telas com formatos e dimensões variadas. Segundo a curadora, a artista tem um olhar estimulante em relação à rostos e corpos, em sua maioria femininos, além de intrigantes pinturas abstratas. “Com traços meio almodovarianos, apesar de toda brasilidade exposta, seus personagens multicoloridos nos mostram sua busca pela liberdade, com pinceladas fortes, cheias de personalidade, mas carregadas de uma certa graça que fazem parecer dançarem pelas telas”, explica.

Outra manifestação das artes no bazar será a presença do desMATéria, loja virtual e pop-up de arte e design, que estará com sua loja temporária aberta durante os dias do evento, oferecendo o melhor em produtificação de obras e produtos de artistas e designers de Goiânia e região. “O desMATéria consisti em um e-commerce para venda de arte e design como o diferencial da materialização de suas vendas sazonalmente em diferentes locais na cidade ao longo do ano, concretizando sua loja temporária (Loja Pop-Up)", defini a idealizadora da Hábil Produção, a designer Daniela Fiuza, que é gestora do projeto e assina a ambientação do Sophistiqué.

17o Bazar Sophistiqué
Data / horário: 7 a 9 de maio, das 10 às 22 horas
Local: Oliveira ́s Place (Rua T-37 no 3.839 Setor Bueno, Goiânia, Goiás)
Vernissage de abertura das exposições: 7 de maio, às 10 horas
Exposições: Mostra fotográfica Niemeyer, do Abstrato ao Concreto, de Ana Carolina Boclin; mostra de pinturas Com que cara eu vou, de Deborah de Brito
Entrada franca e estacionamento gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!