Presente garantido para as mães

quinta-feira, 7 de maio de 2015

por Comunicação sem Fronteiras

Mesmo com o pé no freio nos gastos, consumidor não abre mão de presentear. Opções acessíveis levarão vantagens nas compras para as mães, que devem acentuar nesta semana

Comerciantes iniciam esta semana espantando a ressaca do fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho e mantêm o entusiasmo em alta. A expectativa é de grande movimentação de compras para o Dia das Mães, a segunda data mais aquecida para o varejo. Mesmo em ano de contenção de gastos, em que o consumidor tente a racionalizar as compras, a percepção dos varejistas é a de que ele não irá abrir mão de homenagear suas mães.
Na Flávios Calçados, por exemplo, o consumidor aumenta seu volume de compras em períodos que antecedem datas comemorativas como o Dia das Mães. O número de itens adquiridos cresce 1,7 para 2,1 (quase 25%) por cliente.  “O presente pode até ser mais em conta, mas o goianiense não deixa de agradar as pessoas de quem gosta”, diz Wesley Barbosa, superintendente  da rede multimarcas de calçados.

Para este ano, a empresa lançou a campanha “Uma linda mamãe, uma bela economia”, em que potencializa sua atuação no mercado de moda acessível neste período da economia. Um mix de produtos foi montado com 60 opções para todas as idades e gostos com preços que variam entre R$49,90 a R$109,90.

“Em relação ao ano passado, esperamos um crescimento de vendas de 10 a 12%”, prevê Wesley Barbosa. Para ele, o mercado de moda continuará à frente das preferências neste ano. Entre os motivos, por ser um presente de menor valor do que eletroeletrônicos, por exemplo.

Para atender quem deixa as compras para a última hora, no domingo, 10 de maio, estarão abertas as lojas em Senador Canedo, Trindade, Rio Verde e nos bairros Garavelo e Cidade Livre de Aparecida de Goiânia, a partir das 8h30. Lojas nos shoppings também estarão em funcionamento conforme horário estabelecido por cada centro de compras.  A rede de multimarcas Flávio´s tem mais de 36 anos de mercado e possui 22 lojas em Goiânia, Anápolis, Rio Verde e região metropolitana.  

De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de 2014, além das mães (58,2%), as pessoas tendem a presentear durante a data às sogras (13,1%), às avós (12,9%), às esposas/companheiras (5,8%), às tias (6%) e às madrinhas (3,9%). No levantamento do ano passado, aparecem na ordem, vestuário (24,9%), perfumaria (19%), calçados (14,7%), flores (9,8%), bolsas e complementos (6%), celular (6,8%), joias e assemelhados (4,7%), eletroeletrônicos (3,3%) e demais produtos que somam 10,8% como dvd´s, produtos de informática, linha branca.

Curiosidades sobre a data
Desde a Grécia Antiga, há indícios de comemoração da data em que os gregos prestavam homenagem à deusa Reia, mãe comum de todos os seres. No dia, a tradição era oferecer presentes e homenagens.
Os romanos, por sua vez, levavam até três dias nas comemorações à mãe dos deuses, com o nome Cibele.  A data ganhou a celebração cristã para homenagear a Virgem Maria, a mãe de Jesus.
No Brasil, os primeiros resquícios de comemoração da data foi em 1918 promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, mas oficialmente foi estabelecido  o segundo domingo do mês de maio pelo presidente Getúlio Vargas em 1932.  Com o passar dos anos, como forma de agradecer e mimar àquela que cuida de seus filhos, alimenta, se preocupa tornou-se tradicional presentear as mães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!