Procon constata variação de até 500% em preços de academias

sexta-feira, 8 de maio de 2015



Órgão alerta que consumidor deve ficar atento também à venda casada
A variação de preços das mensalidades de academias de ginástica em Goiânia pode chegar a 500%. Foi o que constatou pesquisa realizada este mês pelo Procon-Goiânia, que observou os valores cobrados para a prática das variadas atividades oferecidas. Em relação à matrícula, a variação é de até até 1.500%.

Segundo o Diretor do Procon, Miguel Tiago, variação de preço está relacionada à infraestrutura, conforto e localização de cada espaço. “É importante estar atento não apenas à questão do custo, mas ao suporte que a academia oferece, aos profissionais que atuam e manutenção dos equipamentos”, alertou.

O diretor ressalta que o consumidor deve verificar a possibilidade de contratos com planos semestrais e até anuais, que possibilitam uma redução nos custos. “Dependendo do serviço contratado e do plano, o consumidor pode ter um bom desconto.” explicou. 'Mas é preciso tomar cuidado em relação a venda casada, que é quando o fornecedor de produtos ou serviços condiciona a aquisição de um determinado produto à compra de outro. Essa prática é expressamente proibida no Brasil pelo Código de Defesa do Consumidor (art. 39, I), constituindo infração da ordem econômica”, ressalta.

Cuidados ao escolher a academia

- Certifique-se da existência de um departamento de avaliação física (serviço normalmente cobrado à parte) e também da variedade de horários, modalidades e níveis técnicos. Assim você pode se planejar tanto no
horário quanto no preparo físico.

- Procure se informar se os professores são capacitados e atualizados em sua área de atuação.
- Visite diversas academias, assista às aulas e pergunte para amigos a respeito. Fazer uma aula teste é uma oportunidade para conhecer os serviços oferecidos.

- Planos e formas de inscrição e pagamento diferem entre as academias. É importante que haja um contrato entre as partes especificando obrigações e direitos, condições de pagamento e os encargos por eventual atraso ou rescisão.

- Leia com atenção todas as cláusulas do contrato e, havendo dúvidas, peça esclarecimentos. Verifique também, sobre as condições de desistência e devolução de valores ou cheques não descontados.

- Guarde prospectos publicitários nos quais constem informações ou promoções da mesma, bem como todos os comprovantes de pagamento. Caso haja algum problema futuro, estes documentos poderão lhe dar respaldo jurídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!