100 anos de Jorge Amado

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Um dos maiores ícones da literatura Brasileira, o Baiano Jorge Leal Amado de Faria completaria cem anos neste mês. Considerado um dos mais famosos e traduzidos escritores de nosso país, e o autor mais adaptado da televisão Brasileira. Que não ouviu falar das novelas Gabriela, - remake famoso que está sendo exibido pela Rede Globo, Tieta. E  Dona Flor e seus dois maridos?

Jorge Amando estudou Direito no Rio de Janeiro, foi jornalista, comunista, e político. Toda essa formação crítica influenciou eficazmente suas obras, que apresentam além da rica cultura: folclore e tradições do povo de sua terra; as questões sociais e políticas; e até mesmo a sensualidade de nosso povo.

Em meados da década de 40 do século passado, através do Partido Comunista Brasileiro, foi eleito Deputado Federal. Como tal, foi o autor da emenda que garantiu a liberdade religiosa, trabalhando para conseguir a aprovação da sua emenda, até tornar-se lei. Outra emenda importante de sua autoria foi a que garante os direitos autorais. Mesmo com a sua luta pela liberdade religiosa e a dos direitos autorais, infelizmente foi a favor da emenda que proibia a entrada no país de imigrantes japoneses de qualquer idade e de qualquer procedência.

Deste representante da segunda geração do modernismo, o modernismo regionalista. Sugiro:

- Capitães da Areia: 1937 - O livro retrata a vida de um grupo de menores abandonados, conhecidos como "Capitães da Areia". A estória é ambientada na cidade na capital Baiana durante a década de 30. Curiosidade: Em novembro de 1939 a obra foi perseguida pelo governo e exemplares foram queimados em Salvador, sendo considerada a obra como propaganda comunista.

- A Morte e a morte de Quincas Berro d´ Água: 1959 - Obra adaptada para cinema e televisão, que conta a estória de um pacato funcionário público, que deixa sua família, para entregar aos vícios da boémia, e então a sua dupla morte.

- Dona Flor e seus dois Maridos: 1966 - Uma das obras mais conhecidas de Jorge Amado, e adaptada para o cinema, que retrata a boémia dos anos 40 do século passado, em salvador. Com pitadas de muita sensualidade do romance da viúva Dona Flor dividida com o espírito vivo de seu marido/amante Vadinho e do marido pacato.

- Tenda dos Milagres: 1969 - Obra que também foi adaptada para cinema e televisão, e tem como cenário a Tenda dos Milagres, gráfica de Lídio Corró no Pelourinho. Estória com muitos elementos da cultura dos afro-descendentes, permeadas pelo preconceito racial, e luta pela conquista de maior espaço na sociedade.

- Tieta do Agreste: 1977 - Foi adaptada com grande sucesso para a televisão, como novela.  O livro apresenta uma situação dramática clássica: a da mulher que volta rica e poderosa à cidade de onde fora expulsa quando ainda adolescente. O cenário típico do interior Baiano de luta pela sobrevivência, permeado pelos cultura religiosa e preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!