Belém/PA on Board - Primeiras impressões

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Considerada a maior cidade da linha do equador, e também a capital da região norte com melhor qualidade de vida, Belém tem quase 400 anos de história e é chamada  também por cidade das mangueiras, pela inúmera quantidade dessas arvores espalhadas pelas ruas da capital Paraense.

Ao contrário das informações que obtive ao pesquisar entre amigos e agentes turisticos, Belém tem me surpreendido. Sim, é uma cidade com uma infraestrtura inferior a que temos nas cidades do Centro Sul Brasileiro. Mas, o charme histórico de seus casarios e palacetes do período colonial e depois com o fausto do Ciclo da Borracha traduzidos no charme da Belle Époque, são fascinantes e envolventes em um mistério, de prédios abandonados ou mal preservados. Infelizmente!

Praça da República
A herança cultural da arquitetura européia é constante nas ruas. Das edificações aos monumentos e esculturas públicas, lembram um quê muito distante da capital Francesa, e motivo que Belém foi considerada a  Paris n'América, durante o período da borracha.

Muitos desses casarões estão depredados pelo tempo, e falta de incentivo financeiros. Alguns segurados por estacas, em meios a edificações do passado recente, e até mesmo as atuais, que em sentido oposto impoem a construção moderna as fachadas do ambiente colonizador.

O cheiro úmido que emana pela cidade, não é muito bem vindo pelo turista, que por vezes considera um tanto quanto anti higiênico. Por outro lado, as feiras livres traduzem uma Belém cheia de aromas enebriantes, como o perfume do patchuli e o de outras ervas e plantas nativas. A força dessas aromas são presentes em todo o território nacional com produtos da Phebo.

Belém tem uma culinária mais exótica do Brasil sim! Com sabores e texturas marcantes e variadas, como a biodiversidade da floresta que a abriga. Os pratos regionais são picantes por natureza, o que reflete em sua música.

O calor para nós que viemos das regiões mais abaixo da linha do equador, é um tanto quanto insuportável. Ambientes climatizados estão em quase todos os lugares, porém, nem sempre, o ar condicionado consegue refrescar todo o espaço.

Essa é a Belém que estou descobrindo e adorando conhecer.

Um comentário:

  1. Que legal! Não esqueça de dicas de lugares bacanas para ir com as crianças.

    Mãe do João

    ResponderExcluir

Obrigada pela a atenção!