COMO EXERCITAR E DIVERTIR A CUSTO ZERO EM GOIÂNIA

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Por Marileusa Ataides Cintra SECOM/Goiânia

Objetivo da academia ao ar livre é oferecer às pessoas que não têm condições financeiras ou que não gostam de frequentar as academias comuns a possibilidade de se exercitar, sem pagar nada por isso.


Oriundas da China e Japão, as Academias à Céu Aberto vêm ocupando, cada vez mais, espaços em Avenidas, Praças e Parques de todo o País e Goiânia está inserida nesta nova e democrática maneira de praticar atividades físicas.  A capital goiana - que já contava com 900 praças das quais 500 são espaços públicos com pistas de caminhada, 400 com kits de ginástica com barras de ferro e instalações para a prática de abdominal e 120  com campo de futebol ou quadra de areia para prática de voleibol-  nos últimos dois anos da gestão do prefeito, Paulo Garcia, recebeu mais  sete academias populares. O objetivo da academia ao ar livre é oferecer às pessoas que não têm condições financeiras ou que não gostam de frequentar as academias comuns a possibilidade de se exercitar, sem pagar nada por isso.

Localizadas na Praça Brasil Ramos de Caiado, no setor sul; Moinho dos Ventos, também no populoso setor sul; Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista, Joaquim Xavier Curado, no setor Aeroporto; Avenida Liberdade, no Conjunto Riviera; Praça Itapuâ, no Jardim Planalto; Gari Negro Jobs, na Vila Mutirão; as novas academias contam com aparelhos voltados para usuários da terceira idade, por proporcionarem ao praticante um exercício sem impacto. No entanto, segundo instruções do fabricante, somente devem ser usados por pessoas acima de 16 anos. A restrição visa impedir danos à saúde das crianças e adolescentes que, ainda em fase de desenvolvimento, devem evitar esforços repetitivos.

Para o lazer das crianças, o local recomendado são os parquinhos públicos, instalados na maioria das 900 praças da cidade. Os mais de 30 Parques existentes em Goiânia  também são espaços propícios para brincar, praticar esportes e conhecer a natureza, que é, sem dúvida alguma, uma importante forma de aprendizado. O passeio no Parque Flamboyant, por exemplo, proporciona contato com animais, plantas e conhecimento sobre as diversas formas de vida que lá coexistem. Cartão postal da cidade, o ambiente contém dois lagos com fonte luminosa, parque infantil, quatro pontes de madeira, quiosques, mirante, cascata, bosque, pista de caminhada, ciclovia e jardim japonês. Qualquer parque pode ser interessante, até mesmo os pequenos.

O professor, Jeronimo Filizola, orientador dos Programas “Caminhando com Saúde Vida”, voltado para adultos e “Vida Ativa na Melhor Idade”, desenvolvidos nas academias ao ar livre pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), observa que, para os idosos, os benefícios das atividades nas academias populares vão além dos já cientificamente comprovados, como o bem estar físico pelo ganho ou manutenção de uma forma física saudável a nível cardiorrespiratório e muscular, tornando-os capazes de moverem-se sem cair ou ficar demasiadamente cansados.  Jerônimo ressalta que, na terceira idade, os exercícios promovem também bem-estar psicológico e reduz sentimentos de estresse. Reduz também os sentimentos de depressão, pois as atividades se transformam em ponto de encontro para amizades.

No Conjunto Riviera, a Academia foi montada no amplo canteiro central da Avenida Liberdade, com o atrativo da pista de caminhada. Dorvalino Mendes, 62 anos, morador do bairro há 25 anos e frequentador assíduo do espaço, está encantado com a novidade. “Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido aqui na região. Sou amante da natureza e não me adapto aos ambientes fechados. Gosto muito da convivência que o local oferece a adultos e crianças. Aqui, já fiz muitas amizades”, afirmou ele, alegremente. Dorvalino ressaltou a importância da pista de caminhada que veio garantir a segurança dos adeptos da caminhada, que antes era realizada às margens da Avenida.

A prefeitura contruirá outros espaços exclusivos para a prática de esportes nas   sete regionais da grande Goiânia.A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comug), órgão responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, ainda no primeiro semestre de 2013, entregará três novas academias públicas à população nas Praças Universitária, no Setor Universitário, na Praça do Sol, no Setor Oeste, e na Avenida Brasil, localizada no Parque Industrial João Braz, que também terá pista de caminhada.

Jeronimo Filizola orienta as atividades que acontecem no período matutino de segunda a sexta-feira, das 6h às 09:30h,  no Lago das Rosas. Ele  recomenda que, ao usarem a academia, as pessoas devem estar hidratadas, tomarem água antes, durante e após a prática dos exercícios, terem alimentado meia hora antes de realizar os exercícios, usarem roupas leves e calçados que deem  estabilidade. Que ao realizarem os exercícios, não esteja batendo sol no local e, em qualquer hora dia, usarem protetor solar.

Função dos aparelhos
Segundo dados da Semel, a maioria das academias populares de Goiânia contam com  10 aparelhos que realizam 14 exercícios diferentes. Simulação de esqui, simulação de caminhada; rotação horizontal dos membros superiores (braços); rotação vertical dos membros superiores (braços); flexão lateral do quadril  que trabalha a região abdominal e glúteos; leg press sentado (extensão das pernas); supino sentado (flexão dos braços para o alto); supino invertido (flexão dos braços do alto para baixo); extensor dos membros inferiores sentado (pernas); flexor dos membros inferiores sentado (Pernas); remada sentada (flexão dos braços para trás); cavalgada (extensor e flexor de braços, pernas e abdomem); alongador (aparelho para alongar o corpo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!