Um fantasma que assombra: a lista de material escolar

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Início de ano, e começa aquela vida nova de impostos, contas e contas para pagar, todas vindas do ano que passou. Para completar, os gastos com escola e material escolar. A lista deste, na maioria das vezes é considerada abusiva pelos pais, e muito questionada.
A minha parca experiência com essa questão, tem mostrado que é preciso bom senso, pesquisa e envolvimento com os aspectos pedagógicos relacionados com a escola dos filhos. Desta forma, acredito que é possível ter um equilíbrio nos gastos com o material escolar.

O primeiro ponto é conhecer bem a proposta pedagógica da escola, para entender a real necessidade de todos aqueles itens pedidos, e como serão utilizados. Agora, se for pedido: papel higiênico, artigos de limpeza, grampeador e grampo, fita adesiva, copos, talheres, apagador, álcool, giz, sabonete... A meu ver, é preciso de um questionamento sim, afinal, esses produtos são responsabilidade da escola e devem fazer parte do custo operacional da instituição e não constar nas listas.

Acredito sim que é necessário, quando discordância dos itens da lista de material, conversar com a coordenação pedagógica, e entrar em acordo. Evitando sempre criar problemas com a instituição, afinal foi a escola escolhida para acolher o seu filho, e ele vai passar boa parte da semana nela. Além do que, é preciso ver sobre o contrato assinado com a escola, uma vez que, os pais assinam um contrato de prestação de serviço que prevê a entrega dos artigos à instituição de ensino. Somente não sei se isso acontece em todas as instituições.

Quando das compras, sugiro que vejam quais dos materiais antigos é possível serem reaproveitados. Então, é hora de pesquisar. Faça no mínimo cotação em três empresas.

Optar por produtos de qualidade ajudam a evitar a necessidade de repor um artigo que, embora barato, seja pouco durável. E se possível não leve as crianças para as compras, evitando assim as pressões pela aquisição de produtos da moda, que, geralmente, são mais caros. 

As últimas dicas: Para as mochilas, o local ideal, com preços melhores, e que é possível ter bons descontos, são as lojas especializadas da Rua 4, no Centro de Goiânia. Muito do que se vende lá, com a mesma qualidade, tem em papelarias e lojas do shopping. Já a diferença de preço é grande. Principalmente, se forem compradas antes do Natal. 

Para os uniformes, também vejo diferença de preço, comodidade e atendimento, quando comprados em setembro/outubro.

E vocês???? O que sugerem????

2 comentários:

  1. Realmente a maioria das listas são abusivas! Mas, fazer o que? Então é melhor pesquisar mesmo. Tem uma papelaria perto da Praça da Polos Panificadora que é ótima! Celinha

    ResponderExcluir
  2. Pat, entendo que as crianças realizam várias atividades na escola. Mas, podiam diminuir um pouco deste material. É muita coisa para a gente começar o ano e pagar. Renata G.

    ResponderExcluir

Obrigada pela a atenção!