Lenços, echarpes, pashminas, cachecois... Como usar?

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sou super fã de lenços, echarpes, cachecóis.... Tenho vários, Fórum, Zara by Men, Lenny Niemeyer, dentre tantos. O último, foi uma echarpe animal print, que ganhei no Natal da "Ruth", a bisa querida de todos. São ótimos, e dependendo da estação e da roupa, é só escolher o modelo para abusar destes acessórios.
No sábado, voltando de um happy hour, na casa da Designer de Interiores, Rita Guerra, recebi uma chamada da Renata Ferreira, uma leitora querida, sempre presente nos eventos by Patricia Finotti Opinião. Renata estava de saída para um jantar com o namorado, e estava com dúvidas em relação ao uso do cachecol. 
Por acaso, eu estava com a minha pashmina que comprei em Montmartre, e mais ao acaso, era da mesma cor que o cachecol de Renata. Conversamos, experimentamos, e então decidimos a forma como ficaria mais bacana de usar. 
Esta é a minha inspiração para o post de hoje. Então vamos lá!
O primeiro passo é saber as diferenças entre cada tipo:
Cachecol: É uma tira longa de tecido, geralmente tricotada em lã à mão ou à máquina. É enrolada em volta do pescoço.
Pashmina: Também conhecida como manta. Pashmina é o nome de uma lã usada para fazer este tipo de echarpe, a lã cashmere. Esta lã é bem fininha e isso faz com que a peça seja diferenciada em seu caimento, brilho e suavidade.
Echarpe: É feita de tecido leve -seda, cetim, algodão e crepe. Tem formato de faixa retangular e comprida e pode ser estreita ou um pouco mais larga.
Lenços: São de algodão, linho e seda. Possuem o formato em quadrado.
Como usá-los:
Para mim o uso destes acessórios ajudam a montar qualquer look básico, dando um toque de charme, e originalidade. O melhor, nunca saem de moda e podem ser usados sempre. 

Mesmo estando no verão, por esses dias, com dias nublados e de muita chuva aqui na nossa região, podemos abusar um pouco dos cachecóis.  Esses podem ser tanto em tecidos mais leves quanto em tricô. Pode se usar dando voltas no pescoço, apenas com uma amarração, ou simplesmente somente colocados em volta sem muita complicação.
Como usar no pescoço, também vale para as pashminas e echarpes. Já os lenços podem ser amarradinhos juntinhos ao pescoço, isso se pequenos. Para os maiores, podem se deixados mais frouxos. Vale, coloca-los também como acessório na cabeça, como tipo de bracelete, e até mesmo, em volta da cintura.
Há!!! Broches e anéis também realçam o uso de lenços e echarpes.
Atenção:
Para quem tem pescoço curtinho, evite o excesso de pano para que ele não pareça ainda menor, usando o lenço mais afastado, meio em ‘V’. Já para quem está acima do peso, fuja das texturas.
Algumas idéias:
Encontrei este vídeo de Wendy, que ensina 25 maneiras de como usar o cachecol, e dá muitas ideias bem legais:

E você? Como prefere? 

2 comentários:

Obrigada pela a atenção!