Goiânia Ouro recebe mostra do Itaú Cultural

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Por Janda Nayara

O Itaú Cultural apresenta de 26 a 30 de junho, no cinema do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, a Mostra ICONOCLÁSSICOS, com uma série de filmes sobre artistas brasileiros contemporâneos. A seleção traz documentários sobre o músico e compositor Itamar Assumpção, o artista plástico Nelson Leirner, o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa e o cineasta Rogério Sganzerla. E também uma adaptação do livro Catatau, do poeta Paulo Leminski. Todos referências na produção cultural nacional.
São três sessões diárias, às 12h30, 15h e 20h. A entrada é franca.


Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz (100 min, 2011)

Dia 26 – 12 30h, 15h e 20h

Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz é o quinto filme produzido e encerra a série Iconoclássicos. O filme apresenta o universo do cineasta Rogério Sganzerla pela lente de Joel Pizzini. Para falar de Sganzerla, Pizzini utilizou o universo desse que é um dos principais cineastas brasileiros, morto em 2004.  Trata-se de um filme-ensaio que recria o ideário por meio dos signos mais recorrentes de sua filmografia, como Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade.

EVOÉ! - Retrato de um Antropófago (104 min, 2011)

Dia 27 - 12 30h, 15h e 20h
Quarto filme da série produzida pelo Itaú Cultural, EVOÉ! – Retrato de um Antropófago revela o fundador do Teatro Oficina em toda sua potência criativa.O diretor Tadeu Jungle mistura de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo Zé Celso. Personagem único, ele guia o documentário como narrador principal. Entre os arquivos utilizados no documentário estão programas jornalísticos, vídeos pessoais do artista e registros dos espetáculos e bastidores do Teatro Oficina, fundado em 1958.  

Assim É, Se Lhe Parece (75min, 2011)
Dia 28 - 12 30h, 15h e 20h
Terceiro filme da série Iconoclássicos, Assim É, Se Lhe Parece, com direção de Carla Gallo, é um retrato de Nelson Leirner “sem a pretensão de alcançar a verdade e é avesso ao enaltecimento do artista”, observa a diretora. Nesse documentário em particular, o público se vê às voltas com a arte irreverente, crítica e provocativa de Leirner, traduzida na sua forma de pensar arte e de viver a vida.
  
Ex isto (86min, 2011)
Dia 29 - 12 30h, 15h e 20h
Com direção de Cao Guimarães e João Miguel como protagonista, Ex isto é o segundo filme da série Iconoclássicos e se baseia no romance Catatau do poeta Paulo Leminski. Convidado pelo Itaú Cultural a realizar um filme que dialogasse com a obra do poeta que marcou toda a sua geração e as que vieram atrás, Cao Guimarães escolheu inspirar-se livremente no romance Catatau, escrito em 1975, umas das obras mais emblemáticas de Leminski na qual o autor se deixa levar por uma hipótese histórica: “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”. 

Daquele Instante em Diante (110 min, 2011)
Dia 30 - 12 30h, 15h e 20h
Itamar Assumpção foi fonte de inspiração para Rogério Velloso na direção de Daquele Instante em Diante, que abriu a série de exibições de Iconoclássicos. Para realizar o filme, Rogério Velloso garimpou imagens raras em acervos e arquivos particulares. Durante dois anos mergulhou em um processo intenso de entrevistas e seleção de trechos em mais de 180 horas de gravações. 

Serviço:
Mostra de filmes do Itaú Cultural
26 a 30 de junho
Sessões: 12h30/ 15h/ 20h
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!