Jacaretagua chega a Goiânia

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Por Ascom 

Dillo apresenta em Goiânia, dia 16 de junho, show de lançamento do álbum Jacaretagua pelo projeto MusicaRoqueiraPopular.com.br 

No próximo dia 16 de junho, o multi-instrumentista Dillo segue com a caravana da MusicaRoqueiraPopular.com.br para Goiânia. O show será no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a partir das 20h e tem entrada franca. Dillo apresenta na cidade o repertório do seu mais recente álbum “Jacaretagua”. É a última etapa de uma série de shows que percorreu cinco regioes administrativas do DF. Agora a turnê de Jacaretagua segue para Goiânia e integra o projeto Skate Rock Jam, que acontece dias 15 e 16 de junho.

Brasília, Taguatinga, Ceilândia, Guará e Sobradinho receberam de braços abertos a turnê de Jacaretagua. Mais de quatro mil pessoas prestigiaram os shows que marcaram o lançamento do novo trabalho do artista. Bandas dos locais onde aconteceram os shows também puderam mostrar um pouco de seu trabalho. Escolhidos por meio de enquete, artistas locais abriram as apresentações de Dillo em cada uma das cidades. Além disso comunidade e artistas puderam conhecer por meio das oficinas os processos de produção e de elaboração de trilhas sonoras para cinema.

Cada cidade recebeu também a exibição de dois curtas-metragens com trilha sonora do artista, debates sobre o mercado da música, arte, produção e carreira. Os debates foram transmitidos ao vivo via streaming, com partes editadas e posteriormente disponibilizadas no twitter.

A mistura entre rock e ritmos nacionais, que já havia sido destaque no disco anterior, “Mestiço” (2008), volta agora com novas mesclas. O maracatu, baião e tropicalismo estão presentes no novo trabalho do cantor.
Além disso, o artista também lança um DVD e os videoclipes W Quilombola, dirigido por Alex Vidigal e Estilhaço, vídeo dirigido por João Paulo Procópio, com montagem de André Luis da Cunha.  Um dos diferenciais do MusicaRoqueiraPopular.com.br  é a interatividade. Durante as apresentações o público pode acompanhar o músico por meio da publicação de um diário de viagem em audiovisual na página do artista na internet, com completa cobertura das redes sociais Twitter, Facebook, Youtube e Soundcloud.

Por meio de votação popular, o público também escolhe um artista ou banda para abrir o show de Dillo em cada uma das cidades visitadas pela turnê. Para cada cidade são escolhidas três bandas ou artistas inscritos pelo site musicaRoqueiraPopular.com.br . Nele, o público encontra uma enquete onde poderá escolher seu grupo preferido.  O projeto é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. 

MusicaRoqueiraPopular.br foi idealizado por Dillo, que inclui nesse projeto o lançamento do seu terceiro álbum intitulado Jacaretaguá. O CD destaca o amadurecimento artístico do músico e está disponível para download no site do artista. Em apenas um mês já registrou mais de 7 mil downloads, graças as redes sociais, que replicaram e divulgaram o link do álbum. Um sucesso junto a nova cena de música auto-produzida no Brasil.


Sobre Dillo:
Ao longo de sua carreira Dillo dividiu o palco com nomes de peso como Frejat, Moraes Moreira e Tom Zé. Em 2004 lançou seu primeiro CD CrocoDilloGang, que lhe abriu as portas de vez para o mundo da música.Quatro anos depois,  o público conheceu Mestiço, segundo álbum do cantor e compositor. Foi com este disco, que Dillo experimentou fazer uma mescla de ritmos musicais diferentes, indo do rock e do blues até à música brasileira de raiz, como samba e o baião.

Ano a ano Dillo vem consolidando seu nome entre os mais atuantes e criativos artistas do país. Sua guitarra já é um patrimônio sonoro de Brasília, foi o artista convidado da turnê Trampa Sinfônica 2011, e também é guitarrista do Sistema Criolina. Para completar a jornada, o músico começa a colecionar prêmios pelas trilhas sonoras de cinema que compôs. Dillo carrega na bagagem mais de 200 shows pelo Brasil.

Dillo estudou no Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília, é técnico em Guitarra Elétrica. De 2005 a 2009 fez o Música em Cena, curso voltado para a criação de música para cinema na PUC Rio. Como compositor de trilhas para cinema tem no currículo entre outras películas Para pedir perdão, de Iberê Carvalho, filme vencedor do Festival de Havana de 2009 e da versão brasileira de High School Musical.

Jacaretagua - A guitarra de Dillo soa nervosa, pungente e ainda mais psicodélica em Jacaretagua. Mesmo assim ele discorda quando dizem que seu novo trabalho seja um álbum de guitarrista. Sim, sua virtuose no instrumento é evidente, mas ela não para na guitarra. "Em onze faixas a guitarra aparece em evidência em duas ou três músicas e em trechos curtos" diz o multi-instrumentista. "A guitarra é um dos instrumentos que compõem essa paisagem". Em Jacaretagua, além dela, a guitarra, ele canta, toca violão, baixo, acordeon, teclados, mpc, talk-box, kaos-pad e percussão. Ele também é responsavel pela produção de efeitos sonoros, seleção de riffs e scratches.

Jacaretagua é um trabalho autoral que leva o ouvinte a refletir sobre temas que vão desde o cotidiano, atualidades, redes sociais, globalização e efeitos nocivos do capitalismo na sociedade. "É um álbum furioso", classifica Dillo. "É um grito. Eu não tenho a intenção de ser panfletário e tento mostrar por meio da música as coisas que me oprimem e me incomodam", explica.

É um disco pra se ouvir em alto e bom som. Em cada canção Dillo apresenta timbres, ritmos e melodias que dificultam o hábito do ouvinte de rotular genericamente o trabalho do artista. O rock e a música popular brasileira se mesclam a elementos de ritmos regionais como o maracatu, baião e também a acordes que remetem à influências importantes para ele como os Mutantes, Michael Jackson, AC/DC e até mesmo Tião Carreiro e Pardinho.

Dillo em seu terceiro trabalho mostra toda a sua brasilidade e sua maturidade como artista. Clássicos do cancioneiro popular podem ser redescobertos entre a trama melódica bem montada de Jacaretagua. Talvez por isso o sucesso via internet do disco. Foi rápida a propagação do álbum pelo Brasil e exterior. Antes mesmo de seu lançamento já cativou o público e downloads aos milhares (foram mais de 7 mil em poucos dias) continuam sendo feitos pelo público amante e pesquisador de novos sons e talentos da música.

O álbum Jacaretagua não é composto por canções escritas ao longo da vida de Dillo. Foi um álbum pensado faixa a faixa onde há de certa forma um personagem que entra em cena embalado pelo tom melancólico de  "Antena de Bombril", e que passa por um processo de reflexão sobre a modernidade em "Grito na garrafa", sua segunda faixa. Em seguida, ele canta o desalento humano que pode ser substituído quando orientado por um "Novo Sol", título da terceira faixa. "W Quilombola", quarta-faixa do álbum, fala sobre a opressão da globalização e do capitalismo. O personagem criado por Dillo se mostra à beira da loucura na psicodelia de "Em Cruz Ilhada", quinta-faixa de Jacaretagua. Na sexta faixa ele aparece contestador na multiplicidade de sons de "Jabazinho". A sétima faixa, "Jacaretagua" que dá nome ao disco, mostra toda a versatilidade e inicia um novo rumo que virá a seguir com as canções "Pesadelo máster" e "Plano marmita". A décima faixa funciona mesmo como uma "Sessão do Descarrego" com seus afrobeats e percussão contagiantes . Por fim a desesperança dá lugar à mensagem de renovação espelhada pela voz infantil presente em "Tupi Guaraná".

"Escrevi um álbum que começa com um tom mais pessimista, de questionamentos e reflexões. À medida que o disco vai evoluindo isso tudo dá lugar a algo mais positivas", explica Dillo. Ele conta que a pauta do disco não se foca na queixa e sim em "constatações de um personagem que grita contra opressões do atual modo de vida operandi". Dillo encerra Jacaretagua cantando "digo adeus se acaso for embora vou sorrindo agora até quando eu voltar" e acredita que pode haver "nas cenas dos próximos capítulos esperança de renovação e de que algo novo vem por aí".

Algumas parcerias foram preciosas para a produção do álbum. Nele Participam Túlio Lima na bateria, Vinícius Correa também nas baquetas em uma das faixas, Igor Cabral e Dido Mariano no baixo, Richelmy Oliveira na percussão, Marcos Valadares no saxofone, Paulo Verissimo na voz junto com Thais Fread e Paulo Ério. Jacaretagua foi gravado no estúdio Orbis por Igor Cabral, Felipe Araujo e Pedro Tavares. A mixagem é de Marcos Pagani. A arte do encarte é de Tiago Pezão. No show a cenografica fica por conta de Dalton Camargos. Participam ainda da composição de duas faixas o compositor Cesar de Paula em "Pesadelo Master" e do jornalista e poeta José Carlos Vieira em "Em Cruz ilhada".

Faixas

1. Antena de Bombril
2. Grito na garrafa
3. Novo Sol
4. W Kilombola
5. Em cruz ilhada
6. Jabazinho
7. Jacaretagua
8. Pesadelo master
9. Plano marmita
10. Sessão do descarrego
11. Tupi Guaraná

Serviço
MusicaRoqueiraPopular.br apresenta Jacaretagua em Goiânia
Dias 15 e 16 de junho
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer - Skate Rock Jam
Programação:
 
Dia 15 de junho - DJ set BARATA CRIOLINA (DF) (DJ Set) + ROLLIN' CHAMAS + BANDINHA DI DÁ DÓ (RS) + CALANGO NEGO + DJ set BATIDÃO SONORO (DF) + Dj set MATIAS
 
Dia 16 de junho – DJ set B NEGÃO (RJ) + BLACK DRAWING CHALKS + DILLO (DF) + BOOGARINS + DJ set BATIDÃO SONORO (DF) + DJ set ROBSÃO

* projeções de vídeos de skate e clipes

Dia 17 de Junho (Segunda-Feira) - OFICINAS


OFICINA PRODUÇÃO PROJETOS CULTURAIS com JENNY CHOE (10 vagas)
OFICINA DE MÚSICA PARA CINEMA com DILLO (10 vagas)

Goiânia
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!