Quinta do Noval lança vinhos lusitanos em Goiânia

terça-feira, 4 de junho de 2013

Por Luisa Dias

Chegam ao mercado goiano cinco novos rótulos de vinhos portugueses da tradicional vinícola Quinta do Noval. Os produtos serão lançados no próximo dia 5 em eventos fechados para convidados e em um treinamento para os principais restaurantes de Goiânia e Anápolis. Os vinhos Maria Mansa Douro, Cedro do Noval Douro e Quinta do Noval DOC Tinto e dos vinhos do Porto, Quinta do Noval Douro DOC LBV Unfiltered e Quinta do Noval Douro  10 Year Old Tawny, além do Azeite Quinta do Noval Extra Virgem, são de uma das mais antigas casas de vinhos lusitanos, que funciona desde o século 18.

Os vinhos tintos são a grande novidade da vinícola, que está localizada no Vale do Rio Douro, uma das regiões mais dramáticas na produção de uvas viníferas do mundo. As encostas inclinadas, o solo xistoso e clima com temperaturas frias e quentes ao extremo são um desafio para os produtores. Na Quinta do Noval, cujos primeiros registros são de 1715, um conjunto de inovações realizadas por Luiz Vasconcelos Porto transformou os antigos socalcos estreitos em socalcos mais largos, que são característica distintiva da Noval, com as suas escadas caiadas de branco.

A vinícola é famosa pela sua produção de vinhos do Porto. Ela fez a sua reputação com os vinhos 1931 Quinta do Noval Porto Vintage e o1931 Quinta do Noval Nacional Porto Vintage, que são os mais famosos do século XX. Mas tem ainda outra excelência: a produção de vinhos com selo DOC. Na região de extraordinária beleza, de 1994 a 2007, a Noval empreendeu um programa de renovação da vinha existente e de novas plantações. Hoje em dia, eles produzem uvas de qualidade superior, o que, por um lado assegura a excelência dos Vinhos do Porto Quinta do Noval e por outro permite a produção dos vinhos do Douro certificados e próprios para a degustação à mesa.

Evento
Os produtos a serem lançados em Goiânia são importados pela Adega Alentejana e distribuídos, em Goiás, por Sabores de Portugal, ambas promotoras do lançamento. O público goiano irá conhecer os sabores únicos da Quinta do Noval junto ao seu executivo de exportações, David Betti, que participa de jantar harmonizado produzido pela chef Edvânia Nogueira com a degustação das bebidas e cardápio inspirado na tradicional cozinha portuguesa. Além disso, David ministrará oficina para gerentes e garçons dos melhores restaurantes de Goiânia e Anápolis, onde ensinará mais sobre a produção e o sabor das bebidas e do azeite da Noval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!