GOIÂNIA OURO RECEBE MOSTRA DE CINEMA ‘O UNIVERSO FEMININO’

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Por Assessoria de Imprensa do Goiânia Ouro

Filmes serão exibidos de 11 de fevereiro a 4 de março em três horários

O Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro apresenta a mostra de cinema "O Universo Feminino", de 11 de fevereiro a 4 de março, em três horários: 12h30, 15h e 20h.  Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, período de carnaval, o centro cultural não será aberto ao público.

Programação:

Dia 11 - Fica comigo esta noite. Direção: João Falcão, 10 anos
Edu e Lara se conheceram ainda jovens. Casaram-se e alguns anos mais tarde, atravessaram uma crise no casamento. Isso aconteceu na mesma época em que Edu morreu. Isso mesmo, morreu... assim, repentinamente. Mas a história deles não podia terminar desse jeito. Ele não iria deixar. Precisava se despedir e resolver tudo com ela.

A solução era pedir ajuda a outro fantasma, o fantasma do coração de pedra, uma assombração experiente, que não gosta de companhia, mas que tem as respostas para as dúvidas de Edu sobre esse novo mundo.

Com roteiro e diálogos de humor inteligente, Fica Comigo Esta Noite contará a história de um amor desgastado pelo cotidiano, reavivado na situação limite da morte. Uma comédia romântica deliciosa capaz de levar, em segundos, da lágrima ao riso.

Dia 12 - Benjamin. Direção: Monique Gardenberg, 14 anos.

Baseado no livro de Chico Buarque de Hollanda, Benjamin conta a história de uma paixão perigosa em dois tempos,separados por um lapso de 30 anos. Ao conhecer a jovem Ariela Masé, de espantosa semelhança com o grande amor de seu passado, o veterano e esquecido modelo publicitário Benjamin Zambraia revive as delícias e horrores da paixão. A "reencarnação" da sua amada Castana Beatriz tem algo mais a lhe oferecer: um acerto de contas com a sua própria consciência.

Dia 13 - O maior amor do mundo. Direção: Carlos Diegues, 16 anos.

Antônio (José Wilker) é um famoso e bem-sucedido astrofísico brasileiro que é professor em uma universidade norte-americana e que recebe a notícia de que é vítima de uma doença fatal pouco antes de retornar ao Brasil. No Rio de Janeiro, ele descobre a verdadeira identidade de seus pais biológicos e a surpreendente história de amor entre eles em uma jornada pessoal que o leva de volta ao passado e o transporta da rica Zona Sul carioca à Baixada Fluminense, na periferia miserável da cidade.

Dia 14 - Não por acaso. Direção: Phillipe Barcinski. 10 anos.

Ênio é um homem de meia-idade que vive na solidão depois de um relacionamento fracassado. Metódico e apegado ao passado, esconde-se atrás do trabalho de engenheiro de trânsito e acredita que controlar as emoções é tão possível quanto administrar o tráfego de uma grande cidade. Pedro, 30 anos, namora Teresa, que está de mudança para a sua casa. Herdou do pai uma marcenaria e o gosto pela sinuca. Vê a vida como uma sucessão de jogadas ensaiadas e efeitos previsíveis, à semelhança do jogo. Quando um acidente de trânsito atravessa as trajetórias paralelas dos dois, o imponderável se impõe e o descontrole começa. Ênio será forçado a abrir a porta de seu mundo de isolamento para a filha adolescente, Bia, com quem nunca teve contato. Pedro se envolverá em um romance com a executiva Lúcia, inquilina do apartamento de Teresa. Nessa jornada de transformação, guiados por duas mulheres, verão que o fluxo do trânsito humano é caótico demais para ser controlado - e que, quando há um parceiro, não é possível prever todas as jogadas.

Dia 15 - Crime delicado. Direção: Beto Brant. 16 anos.

Crítico de teatro consagrado, Antônio (Marco Ricca) conhece, num encontro fortuito, a jovem Inês (Lilian Taublib). Desinibida, atraente e portadora de inúmeros aspectos inesperados, Inês não se encaixa nos esquemas racionais de Antonio e o desestabiliza.
Inês mantém um relacionamento ambíguo com o pintor José Torres Campana (Felipe Ehrenberg), um homem mais velho e que exerce sobre ela um fascínio  no qual Antônio não consegue interferir. O ciúme completa o cenário para que a imaginação de Antônio se incendeie em novas possibilidades.

O crítico, a musa e o pintor tornam-se personagens de um triângulo amoroso impregnado de desejo e risco.

Dia 16 - O passado. Direção: Hector Babenco. 16 anos.

O passado é a história de Rimini, jovem tradutor que termina um casamento de 12 anos com Sofia, sua primeira namorada. A delicadeza com a qual ambos conduzem a separação acaba quando ele começa a namorar Vera, modelo de 22 anos que, ao presenciar Sofia beijando-o à força, morre atropelada.

Um ano depois, já refeito, Rimini se casa com Carmen, sua parceira de  tradução. Uma amnésia misteriosa, decorrente do trauma da morte de Vera, apaga de seu cérebro o conhecimento dos idiomas que ele traduz. Ajudado por Carmen, Rimini tenta se adaptar ao papel incômodo de marido dependente. O nascimento do filho, Lúcio, o ajuda a reanimar-se.

Mas o casamento naufraga quando Sofia, num momento de loucura, sequestra por algumas horas o bebê do casal depois de atrair Rimini para um hotel de encontros. Rimini nunca mais terá autorização para aproximar-se do filho e da ex-mulher.

Dia 17 - Antônia - O filme. Direção: Tata Amaral. 12 anos.

Dos produtores de "Cidade de Deus", o filme que inspirou a minissérie da Rede Globo. Quatro mulheres. Um sonho. Uma só voz. Elas são um grupo de jovens mulheres negras da periferia de São Paulo que, desde a infância, cantam juntas em um grupo de rap. Elas são Preta (Negra Li), Barbarah (Leilah Moreno), Mayah (Quelynah) e Lena (MC Cindy). Juntas, elas são Antônia - garotas cheias de força e de raça que lutam contra todos os obstáculos em busca da realização de seu objetivo de vida. No universo machista do hip hop, elas vão enfrentar o preconceito, a violência e o cotidiano  da dura vida de pobreza. Sua amizade e sua força de vontade serão colocadas à prova. Mas elas são guerreiras. E nada vai tirar a alegria de cantarem juntas.

Dia 22 - Irma Vap - O retorno. Direção: Carla Camurati. 10 anos.

Irma Vap - O Retorno narra a divertida história da remontagem de O Mistério de Irma Vap por Otávio Gonçalves (Marcos Caruso), um dos produtores da primeira montagem, e Lula (Leandro Hassum), filho do falecido sócio de Otávio. A primeira dificuldade encontrada pela dupla é o fato de Tony Albuquerque (Marco Nanini), um dos atores da montagem original, encontrar-se temporariamente paralítico e ser manipulado pela Irmã Cleide (Marco Nanini), uma ex-menina prodígio (a 'Pequena Grande Cantora') e usuária compulsiva de uísque e 'Dormilog' um poderoso narcótico.

Com isto, Otávio e Lula ficam impedidos de realizar a remontagem de Irma Vap com o elenco original e resolvem convidar Darci Lopes (Ney Latorraca), um dos atores da peça que agora se apresenta em shows de boates underground, para dirigir  a remontagem com dois jovens atores - Leonardo (Thiago Fragoso) e Henrique (Fernando Caruso).

Mas para trazer Irma Vap de volta ao sucesso, Darci tem um obstáculo e tanto pela frente, pois se vê obrigado a aturar a presença e a interferência de Cleide e de sua mãe Odete (Ney Latorraca), que como a irmã de Tony sabe de cor e salteado as falas da peça. Para completar, Cleide se apaixona por  Leonardo e cria situações hilárias na tentativa de conquistar seu amado.

E é claro, muita confusão ainda está por acontecer antes do desfecho inusitado e surpreendente encontrado pela trinca de roteiristas e com a excelente interpretação de Marco Nanini e Ney Latorraca que multiplicam-se em oito personagens fictícios (masculinos e femininos).

Dia 23 - Casa de areia. Direção: Andrucha Waddington. 16 anos.

A saga de Áurea começa em 1910, quando, em busca de um sonho que nunca lhe pertenceu, ela chega em caravana a um enorme labirinto de areia no Maranhão, nordeste do Brasil, à procura de terras que o marido, Vasco, acredita serem prósperas. Ela se vê condenada à vida num lugar inóspito, tendo como única companhia feminina  sua mãe Dona Maria. Grávida e inconformada com o destino, a mulher faz de tudo para encontrar uma saída, mas o tempo vai pouco a pouco transformando essa história embalada por profundos sentimentos, que vão do desespero à plenitude.

Dia 24 - Zuzu Angel. Direção: Sérgio Resende. 14 anos.

Nascida em Curvelo (MG), Zuleika Angel Jones iniciou, no Rio de Janeiro, a trajetória que a transformaria na estilista conhecida internacionalmente como Zuzu Angel e que inaugurou a moda brasileira capaz de encantar o mundo. Sua lista de clientes incluía grandes celebridades internacionais da época, como Joan Crawford e Liza Minelli. Suas matérias-primas iam de panos de colchão e chita a pedras preciosas e o anjo era a logomarca de sua confecção. Nos anos 60, Zuzu conquistava páginas inteiras em grandes jornais norte-americanos como The New York Times e The New York Post, enquanto seu filho Stuart Angel Jones tornava-se militante do MR-8 durante o regime militar brasileiro. Preso em 1971, Stuart foi torturado e assassinado, sendo dado como desaparecido político.

Dia 25 - Olga - Muitas paixões numa só vida. Direção: Jayme Monjardim. 14 anos.

Mais de três milhões de espectadores aplaudiram nos cinemas a história de amor e determinação de Luís Carlos Prestes e Olga Benário, que nasceu na Alemanha, era judia, mudou-se para a Rússia onde conheceu Prestes. Veio para o Brasil, lutou por seus ideais, casou-se e teve uma filha. Mas o destino alterou radicalmente sua trajetória.

Baseado no best-seller de Fernando Morais, Olga é um filme inesquecível. Emocionante e grandioso, tenso, mas também suave e com um elenco de estrelas como Camila Morgado, Fernanda Montenegro, Caco Ciocler, Osmar Prado, no papel de Getúlio Vargas e tantos outros.

Dia 26 - Meninas. Direção: Sandra Werneck. Livre.

Evelin, 13 anos, descobriu que estava grávida de seu namorado, 22 anos, recém desligado do tráfico da Rocinha, onde vivem. A gravidez não a impede de continuar sendo a garota de sempre.

Fazer um aborto nem passou pela cabeça de Luana, 15 anos, quando ela descobriu que estava grávida. Sempre ajudando a mãe a criar as irmãs mais novas, já alimentava a ideia de ter um filho "só para ela".
Edilene, 14 anos, espera um filho de Alex, por quem é apaixonada e que engravidou, ao mesmo tempo, sua vizinha, Joice, de 15 anos. Edilene já vai viver o drama de um triângulo amoroso. Ao longo de um ano, a equipe acompanhou o cotidiano destas quatro "meninas-mães".

Dia 27 - O céu de Suely. Direção: Karim Aïnouz. 16 anos.

Dois anos atrás, Hermila partiu para São Paulo. A experiência foi boa, mas a cidade era cara demais. Agora ela está de volta a Iguatu, no sertão cerense, com o filho e à espera do marido. A casa da avó, Zezita, e da tia, Maria, é acolhedora e confortável. Mas não demora muito e Hermila se dá conta de que precisa ir embora dali outra vez. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, ela adota  o nome de Suely e resolve rifar o próprio corpo com o objetivo de levantar dinheiro e ir embora o mais rápido possível. Enfrentando perdas doloridas, ela vê a possibilidade de um novo começo.

Dia 28 - Estamira. Direção: Marcos Prado. 10 anos.

Dos mesmos produtores de Ônibus 174 e Os Carveiros e dirigido por Marcos Prado, Estamira é a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e que durante 20 anos viveu e trabalhou no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho. Carismática e maternal, Dona Estamira convive com um pequeno grupo de catadores idosos num local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro.

Vencedor de 25 prêmios nacionais e internacionais nos principais festivais de cinema, sucesso absoluto de crítica e documentário de maior público nos cinemas brasileiros em 2006, Estamira levanta questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes  de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida, Dona Estamira vive em função de sua missão: "revelar e cobrar a verdade dos homens". Do lixo da civilização, ela supera sua condição miserável e coloca em questão valores fundamentais, muitas vezes esquecidos pela sociedade.

Dia 1 - A dona da história. Direção: Daniel Filho. 10 anos.

Carolina está em crise com o casamento, com a casa vazia, com a idade e passa a questionar seu percurso, suas opções e expectativas. Através de um confronto e diálogo com a jovem que foi aos 18 anos, ela revive os sonhos do passado e as possibilidades de ter seguido outros rumos. Na maturidade, Carolina tem o privilégio de rever a sua própria história e se reencontrar no que foi, no que não foi e no que poderia ter sido - ao lado ou longe do grande amor de sua vida.

Dia 2 - Vida de menina. Direção: Helena Solberg. Livre.
Vida de menina acompanha dois anos da adolescente Helena em um momento crítico de sua vida, quando luta para conquistar sua liberdade e integridade. Tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, a jovem começa a escrever o seu diário, revelando seu universo e um país que adolesce junto com ela. É nesse diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias, procurando não perder sua infantil alegria de viver e reinventando o mundo à sua maneira.

Dia 3 - Anjos do sol. Direção:  Rudi Lagemann. 14 anos.

Maria, uma menina de 12 anos é vendida pela família, no interior do nordeste brasileiro, a um recrutador de prostitutas, que a envia para um prostíbulo localizado numa pequena cidade na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos com outras meninas, Maria consegue fugir e atravessa o Brasil na carona de caminhões. Mas a prostituição coloca-se novamente no seu caminho.

Dia 4 - Mulheres do Brasil. Direção: Malu DeMartino. 14 anos.

Conheça as histórias de cinco mulheres brasileiras vindas de diferentes partes do país - e toda a sua luta, paixão, alegria e esperança que, em algum momento, acabam se cruzando no meio do caminho. Histórias que poderiam muito bem ser a sua história. Humor, charme e sensualidade num filme divertido e emocionante sobre o cotidiano da mulher. Estrelado por Camila Pitanga, Dira Paes, Débora Evelyn, Bete Coelho, Carla Daniel, Roberta Rodrigues, Tuca Andrada, Luciano Szafir, Dalton Vigh, Emiliano Queiroz e, apresentando, Luana Carvalho.

Serviço:
Mostra de Cinema O Universo Feminino
Data: 11 de fevereiro a 4 de março
Horários: 12h30, 15h e 20h
Local: Cine Goiânia Ouro
Ingresso: 1 real

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!