Importância da higienização oral para os bebês

domingo, 5 de fevereiro de 2012


Um hábito simples como escovar os dentes diariamente pode prevenir muitas doenças e, não só relacionadas aos dentes, mas também a outras funções e órgãos do corpo, como exemplo pode se citar: diabetes, endocardite bacteriana e parto prematuro. Deste modo, é importante sempre estar atento aos cuidados específicos com higiene oral, que devem começar na fase gestacional e desde os primeiros meses de vida, mesmo antes da erupção dental.
Nesta fase inicial a higienização oral é extremamente importante para a saúde dos bebês. Essa higienização pode ser realizada com uma gaze umedecida ou com um pano limpo embebido em água filtrada ou fervida.
Já a escovação deve ser iniciada com a erupção dos primeiros dentinhos, que devem ser feitas através do uso de dedeiras ou escovas apropriadas para a idade do bebê. É preciso atentar ao uso de creme dental, pois são específicos para cada fase do desenvolvimento.
Lembre-se que escovação dental deve ser sempre estimulada, a higienização não só favorece a auto-estima através de dentes bonitos, mas também, a saúde.

Dra. Camila Soares
Odotologia Hospitalar - Instituto de Neurologia de Goiânia, Hospital Anis Rassi, UTI- Ox Santa Maria, Hospital do Coração, Reabilitação Oral - Bueno Medical Center - Sala 102 - Fone:62 - 3250-9042

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!