Disco Nota 11: O Passo do Lui - Paralamas do Sucesso

domingo, 19 de agosto de 2012

Por Paulo Fernandes para rockontro.com



VITAL E SUA MOTO

Em algum ponto do ano de 1983, eu vi no Fantástico (sim, o programa da Globo passava música boa) um clipe da música Vital e sua Moto de um grupo nacional com nome engraçado: Os Paralamas do Sucesso. Gostei muito da música e até comprei o primeiro LP da banda, “Cinema Mudo”, lançado naquele mesmo ano.



NA CASA DE VOVÓ ONDINA

Tudo começou no Rio de Janeiro, como brincadeira, quando Herbert Vianna e Bi Ribeiro, que se conheceram ainda crianças quando moravam em Brasília, começaram a tocar juntos. O baterista Vital Dias completava a turma e os ensaios aconteciam na casa da avó de Bi.


Em 1982, Vital foi substituído por João Barone. A música Vital e sua Moto caiu nas graças do público e pavimentou o caminho do sucesso para os Paralamas.


NOS PASSOS DO POLICE

Em 1984 o grupo, bem mais amadurecido, lança seu segundo álbum: “O Passo do Lui”. Esse disco contém uma série impressionante de músicas que se tornaram clássicos do rock nacional: Óculos, Meu Erro, Romance Ideal, Ska, Me Liga, Assaltaram a Gramática.


Escancaradamente influenciado pelo som do Police, o que poderia ser considerado demérito para os Paralamas. Mas o resultado é um disco que mostra uma identidade própria. A mistura de rock e reggae (e ska!) está presente, mas com um frescor juvenil e brasileiro além da mera cópia da banda inglesa

Ao lado de tantos outros, o Passo do Lui fazia parte importante da trilha sonora das festas da minha turma oitentista (assim como “Regatta de Blanc” do Police).


Lui é o codinome de Luis Antônio Alves, que aparece na capa do disco, exímio dançarino de ska.

Os Paralamas foram evoluindo e incorporando novos elementos à sua música, mas este álbum permanece como o meu eterno favorito dentro de sua discografia.

  
FAIXAS

Todas as faixas compostas por Herbert Vianna, exceto as anotadas.

 Lado A

1) Óculos
2) Meu Erro
3) Fui Eu
4) Romance Ideal (Martim Cardoso, Herbert Vianna)
5) Ska

 Lado B

1) Mensagem de Amor
2) Me Liga
3) Assaltaram a Gramática (Lulu Santos, Waly Salomão)
4) Menino e Menina
5) O Passo do Lui

 MÚSICAS (VÍDEOS)


Infelizmente não consegui vídeos com boa qualidade de som, com todas as gravações originais do disco. O jeito foi improvisar e colocar o que encontrei. Veja em: http://www.rockontro.com/discos-nota-11.php?id=2232&view=Disco%20Nota%2011:%20O%20Passo%20do%20Lui%20-%20Paralamas%20do%20Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!