Dicas para ajudar o seu filhote a estudar melhor

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Volta as aulas, e a rotina de estudos ficou fora da programação. É preciso organizar tudo e criar uma nova rotina para o sucesso do final deste ano. 

Aqui algumas dicas para você Mothern, super atarefada, mas, que não deixa de estar presente sempre na vida do filhote:

- Um espaço para o estudo

O espaço escolhido para o estudo ajuda muito na hora de executar as tarefas escolares. Ou até mesmo pode atrapalhar. Por isso, fique atenta.

Escolha um ambiente confortável, com boa iluminação, ventilação e temperatura agradável. Evite sons que possam atrapalhar o estudo, desligando televisores e rádios. 

A organização e limpeza deste é ambiente são primordiais para o exito na hora das tarefas e estudo.

Altura da mesa e das cadeiras auxiliando na postura correta ao sentar vão favorecer com que o estudante não sinta cansado, ou relaxado demais.

Organize neste espaço todo material necessário para a realização das tarefas propostas. Interrupções na procura deste material causa dispersão e assim atraso na finalização das tarefas.

- A rotina 

Ter uma rotina para realizar tarefas é muito importante para que se torne um hábito agradável no trabalho das mesmas. Faça a programação de estudos da semana, com horários e limites a serem cumpridas as tarefas.

A cada dia veja quais as lições daquele dia a serem executadas, e quando a serem entregues, para organizar tudo dentro do cronograma da semana.

- Apoio familiar

Eu já entendia a importância de que nossos filhos necessitam de serem assistidos em todos os aspectos de sua vida, por nós pais. No final do ano passado, as professoras de meu filho, reafirmaram isto, concluindo que o sucesso dele, devia e muito a assistência integral que disponibilizamos à ele.

Assim, envolva nos estudos dos seus filhos. Procure realizar as suas atividades juntos às deles, sendo  tarefas que são a fins as dele. Como exemplo, ele lendo um livro, e você uma matéria em uma revista, que seja pertinente ao seu trabalho. 

Estimule o a rever sempre a lição e tarefas antes de finalizá-las. Se houver erros, auxilie o a procurar o acerto sozinho. Não brigue se errar!

Entre em harmonia com a didática da escola e do professor. Em casa siga esse parâmetro. Porque fazer diferente do ensinado? Afinal, a escola escolhida, suponho que siga a mesma linha de ensino que os pais tem em casa, não é? Se não, não a teria escolhido para acolher o seu filho.

Estar atento a tudo o que é feito em casa e na escola, é essencial para entender o que está sendo cobrado e oferecido. Isso ajuda o seu filho a atender melhor todo o processo de aprendizagem e ainda é possível detectar onde está havendo falhas, e então solucioná-las.

Converse sempre com todos os encarregados da escola. Se discordar de algo, questione, entre em acordo. Se não resolver, o melhor é rever essa escolha.

Sempre elogie e valorize o esforço, e sucesso de seus filhos. Como é bom receber ... Parabéns!  Muito bem! Excelente!  Um pequeno mimo também é muito bom. Até hoje meu pai faz questão de que eu lhe mostre meus certificados e "diplomas" de honrarias que recebo. Esse estímulo faz com que eu sempre queira estar presente em cursos para reciclagem, congressos, além, de esforçar mais sempre.

Espero que com essas dicas, a rotina e o sucesso no estudo de seus filho sejam sempre evidentes. Até a próxima!

3 comentários:

  1. Sempre procuro estar presente em todo as situações de vida do João Fernando. Eu acredito que este é o segredo do sucesso nosso. Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Acompanhar os filhos no estudo é muito importante, e muito prazeroso também. Zélia

    ResponderExcluir
  3. Patricia, muito bom o que é escreve. Parabéns. Carmem

    ResponderExcluir

Obrigada pela a atenção!