Galeria Cultura e Cidadania do Procon Goiânia recebe Mostra Sou Frida

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Exposição é composta por obras de 87 artistas de 11 países

O Procon Goiânia recebe nesta terça-feira, 04, às 9h15, a mostra “Sou Frida”, organizada pela artista Ana Marta Austin. Durante a abertura da exposição, a Academia Sport Dance fará uma apresentação de dança em homenagem única a Frida. 

A Mostra, que vai até 28 de novembro, é composta por obras de 87 artistas de 11 países, tendo como tema a imagem icônica da artista Frida Kahlo. Todos os trabalhos são realizados dentro da proposta Arte Postal.

A maioria das obras é a partir dos autorretratos de Frida, sendo com interferências sobre suas fotografias, símbolos, influências e referências. As linguagens e técnicas são várias: de desenho, pintura e colagem; a gravura, objetos, poesia visual e escrita. Foram utilizados diversos materiais, numa diversidade que pretende alcançar o espírito do universo de Frida Kahlo.

A escolha do tema Frida, por Ana Austin, ocorreu pela representatividade forte da artista como ícone mundial do feminismo, uma vez que ela foi a primeira referência de mulher na Arte, sem se ligar aos critérios da arte dita feminina, que só lembrava cenas familiares, flores, paisagens ou ícones religiosos. Além, de claramente ser uma feminista de comportamento. 

Arte Postal 
É uma rede mundial de troca de arte via correio convencional, e atualmente, também por correio eletrônico. É considerada a mais democrática modalidade da arte, porque não há distâncias nem fronteiras dos idiomas e ideologias, e não necessita de conhecimentos acadêmicos. Qualquer pessoa tem a possibilidade de se expressar da forma como queira e trocar essas criações com quaisquer outras pessoas, disseminando assim culturas, pensamentos, sentimentos, promovendo fraternidade entre as nações.

Projeto “Sou Frida”
Foi criado em 2013 para homenagear o Dia da Mulher. A Galeria Cultura e Cidadania é o segundo lugar a receber a mostra nos Brasil, sendo que o primeiro foi um restaurante de referência em gastronomia mexicana da capital federal. Após a segunda exposição, Ana Austin espera levar Sou Frida a outros estados brasileiros, até chegar ao seu destino - a Casa Azul: Museo Frida Kahlo, que fica na casa da artista, no México. 

Ana Marta Austin
Artista visual e arte-educadora, é pernambucana e mora em Brasília há mais de trinta anos. É artista multimídia e tem na Gravura - Xilogravura, sua melhor expressão artística, mas transita pela Pintura, experimentando as cores em manchas, texturas, luz e sombras; também pela Collage e Fotografia, em composições manuais e digitais. Assemblage, Instalações e Objetos também fazem parte de suas experimentações. 

Na Arte Postal, espalha-se pelo mundo mostrando sua cultura e seu amor pela arte. Sua criação é livre, espontânea, isenta dos vícios acadêmicos. Seu tema - o feminino: cotidiano, comportamento, sentimentos, escolhas. Assume e evidencia as diferenças feminino/masculino e reafirma que, na arte, a mulher não representa apenas o que vê, mas expressa o que sente. Sua arte é dirigida a todos, mas, especialmente, à mulher.

Serviço
Assunto: Mostra “Sou Frida”
Vernissage: 04 de novembro de 2014, terça-feira
Horário: 9h15
Exposição: 04 a 28 de novembro
Horário: 08h às 18h, de segunda à sexta-feira
Local: Procon (Avenida Tocantins, 191, Centro)

2 comentários:

  1. Obrigada, Patricia Finotti... e parabéns pela ótima divulgação. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. ..k bela expo parabens amiga !!!! bjs de Portugal p tds estou doente logo k entre no face ..irei divulgar,,,

    ResponderExcluir

Obrigada pela a atenção!