Procon Goiânia alerta consumidores sobre a Black Friday

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Por Padu Prado


Ação, realizada no Brasil desde 2010, reúne lojas físicas e lojas virtuais que oferecem produtos com descontos aos consumidores

Ocorre em todo país, na próxima sexta-feira, 28, mais uma edição da Black Friday (Sexta-feira Negra) em lojas físicas e virtuais com descontos tentadores e exorbitantes. A data marca uma promoção em massa dos varejistas nos Estados Unidos como forma de renovação de estoque para o final de ano e chegou ao Brasil em 2010.

Para evitar que os consumidores goianienses que pretendem aproveitar os descontos façam um mau negócio, o Procon Goiânia divulga algumas orientações importantes:

1. Para compras pela internet, procure sempre a identificação da loja (CNPJ, razão social, endereço e canais de contato) evitando sites que exibam apenas número de celular como forma de contato;

2. Prefira fornecedores recomendados por parentes, amigos e consulte sempre sites de reclamação como o Reclame Aqui (reclameaqui.com) para mais informações;

3. Leia a política de privacidade do site para saber quais são os compromissos quanto ao armazenamento e manipulação dos seus dados;

4. Confira se o endereço da página é um 'https' (o ‘s’ significa segurança), o que garante que a comunicação é criptografada e que os dados dos usuários não serão capturados no meio do caminho;

5. Evite compras por impulso: pesquise e compare sempre antes de concretizar sua transação, avaliando se realmente você precisa daquele produto;

6. Para saber se o desconto realmente é vantajoso, é preciso pesquisar antecipadamente e monitorar os preços.

7. Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme veiculada; 

8. O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir de sua constatação. Caso o problema não seja solucionado, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso; a devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada ou; o abatimento proporcional do preço;

9. Para compras virtuais é importante lembrar que o consumidor tem o direito de desistir da aquisição em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento do produto. O cancelamento deve ser solicitado por escrito, no próprio site em que foi adquirido o produto.
10. Imprima ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.)

Segundo o Diretor Geral do Procon Goiânia, Miguel Tiago, o fato de as empresas praticarem preços promocionais, especialmente em datas como a Black Friday, não as exime de cumprirem integralmente a legislação que protege o consumidor. “O fato de a compra ser feita em liquidação não elimina os direitos do consumidor”, conclui. 

Alternativa para resolver problemas
Para mais informações ligue 156 ou encaminhe um e-mail para procongoiania@procon.goiania.go.gov.br. Caso deseje formalizar uma denúncia vá até a loja de atendimento do Procon, localizado na Avenida Tocantins, 191, Centro.

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