Chapéu para que te quero

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sim, eles são o hit do outono-inverno. E já estão bem presentes nas cabeças tanto do hemisfério norte, quanto pelas terrinhas de cá, realçando e dando charme ao look tantos de homens, quanto de mulheres. Eu particularmente tenho há algumas temporadas investido neste acessório. Agora é a hora de abusar deles não?

Vamos conhecer um pouco sobre esses charmosos acessórios.

Tipos de chapéus:

crédito: google search

FEDORA - Também conhecido como chapéu Borsalino, o chapéu fedora é parecido com o panamá, porém é fabricado em feltro e possui o formato da copa em “C”, também chamado de coroa. O acessório pode ser encontrado em diversas cores, com detalhes com fitas em volta da copa e pode completar produções tanto para um look durante o dia como para noite, deixando o visual mais chique. Remete ao perigo e mistério. Assim, use-o com muita atitude. Para um ar mais boylook, use com jeans skinny, camisas e coletes de alfaiataria.

TRILBY - Alguns estilistas dizem que o Fedora e o Trilby são o mesmo chapéu. Outros afirmam serem apenas similares,  a diferença seria que o Trilby possui a aba mais estreita.


PANAMÁ - Feito de palha trançada da planta Carludovica palmata, e, normalmente com uma aba grande e copa amassada.  Sua trama é fechada e possui cor clara. Pode ter vários formatos, mas o modelo mais popular é o de copa com formato em “C”. Existem ainda modelos em que a copa é menor, mais alta, arredondada, quadrada ou apenas com a aba trabalhada e com detalhes em fitas. O panamá é ótimo para ser usado no dia-a-dia com produções básicas, pois dá um toque todo especial ao look. Por ser leve e não perder a forma, mesmo se o enrolar, é perfeitos para viagens. O modelo agrega um toque masculino ao look, por isso, fica muito legal com oxfords, calça/shorts boyfriend ou peças de alfaiataria, não sendo restrito somente a este visual.

COCO - O nome “coco” é dado ao chapéu devido ao seu modelo ser mais estruturado, com a copa arredondada e dura semelhante à fruta mesmo. O chapéu coco também tem a aba mais curvada e estreita. Esse tipo de chapéu foi muito utilizado pelos homens em eventos formais nos anos 50 e 60. Agora, com uma repaginada no modelo clássico, a moda se destaca na cabeça das mulheres deixando as produções mais despojadas. O chapéu coco tradicional é na cor preta, mas também pode ser encontrado em outras cores. Use com vestidinhos curtos e soltinhos, saias longas, shortinhos jeans. O contraste do modelo com as vestimentas super femininas dará conta de criar um look bem interessante.


CLOCHE - De origem francesa, o chapéu cloche significa sino, referência ao seu formato com a copa arredondada média-alta e a aba menor e caída. Esse modelo é super feminino e charmoso, tem encaixe perfeito na cabeça e deve ser colocado sempre acima da linha dos olhos. O cloche pode apresentar aplicações de flores, fitas entre outros detalhes na aba para ficar mais elegante. Esse tipo de chapéu combina bastante com as produções para a noite e pode ser encontrado em cores variadas. Carrega uma atmosfera retrô muito forte, por isso, combina com looks bem meigos e delicados, como vestidinhos acinturados acompanhados por clutchs, estampas como poás, florais, entre outros


FLOPPY - Com a copa redonda e as abas bastante curvadas e maiores, o chapéu floppy é perfeito para compor tanto looks do dia-a-dia com vestidos leves e soltinhos como para ser usado à beira mar e proteger totalmente o rosto e o cabelo do sol. Esse modelo de chapéu é muito elegante e pode ser encontrado em diversos modelos, materiais e cores. Por ser um chapéu maior, o floppy deve ser evitado pelas baixinhas, pois pode achatar a silhueta. Já as mulheres altas, podem apostar sem medo. Bem feminino, traz um ar descontraído, mas ao mesmo tempo elegante, e combina bastante com saias e vestidos esvoaçantes, assim como comprimentos longos. Vão muito bem com óculos de sol. 


COWBOY - Esses chapéus têm uma depressão no centro da copa e abas largas, necessariamente curvadas nas laterais, característica marcante do modelo. Eles não precisam ser excluídos do verão, ainda mais quando confeccionados em materiais e estilos que combinam com a estação e tiram um pouco daquela “cara country” do item. O interessante é criar justamente um look inesperado com eles, que fuja do clichê rodeio/festa junina.

Como limpar o seu chapéu:


Para os feitos em feltro ou lã é importante retirar a poeira, utilizando uma escova macia e use-a no sentido das fibras. Toda e qualquer umidade deve ser secada naturalmente. Nunca utilize qualquer método artificial de secagem, mesmo que a intenção seja se livrar do suor ou oleosidade. Se a chuva encharcar seu chapéu, tente não alterar seu formato original. Quando chegar a um ambiente coberto, retire-o da cabeça e olhe para o seu interior. Você verá que na borda interna da copa ou na borda interna das abas haverá uma faixa feita em tecido branco. Essa faixa é chamada carneira e serve para apoiar seu chapéu. Então, quando quiser secá-lo, vire a carneira e deixe-o sobre uma superfície lisa e plana. Importante: os modelos confeccionados nestes materiais devem ser guardados limpos, sempre.

Já os chapéus feitos em palha, quando úmidos, retire o excesso de água com um pano branco limpo e seco. Em seguida, vire a carneira e deixe-o secar naturalmente sobre uma superfície plana. Nunca utilize secador ou qualquer outro meio artificial de secagem. Isso pode danificar as fibras. Depois de seco, é só usar uma escovinha macia. Ela retirará toda a poeira acumulada. Dica: é comum o interior do chapéu ficar com cheiro de suor ou acumular oleosidade da pele e cabelos. Quando isso acontecer, pendure-o em local arejado e deixe essas secreções evaporarem naturalmente. 


Como guardar e cuidar de seus chapéus:


- Cuidado ao empilhar seus chapéus, pois a ideia é guardá-los conservando seu formato original. Caso você guarde de qualquer maneira, ele pode perder a forma, e aí quando você for usar vai parecer que você sentou em cima e depois colocou na cabeça.


- Para quem tem espaço, uma boa dica é guardá-lo dentro de um saco plástico, encher de ar e amarrar para que ele fique super conservado. Isso evita o acúmulo de pó e também que ele amasse.


Usar um belo chapéu é sinal de que a mulher tem atitude a bom gosto. Se você nunca usou, experimente, você não vai se arrepender! ;)

Um comentário:

  1. Bom gosto e utilidade, acho que são as melhores palavras para definir o seu trabalho. Bjs pra você!
    Andréia Paula Cardoso - jornalista

    ResponderExcluir

Obrigada pela a atenção!