Palácio da Cultura recebe mostra de W. Bonnardiny

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Por SECULT/Goiânia

O Museu de Arte de Goiânia (MAG) abre terça-feira, dia 9,  às 20 horas, no Palácio da Cultura, a mostra individual com o artista W. Bonnardiny. A curadoria é assinada pela produtora Malu da Cunha. Nesta individual, o artista apresentará sua produção dos últimos três anos com obras realizadas em pastel seco sobre papel e óleo sobre tela. Nascido em Marabá/PA, vivendo e trabalhando em Goiânia, o jovem artista W. Bonnardiny, com apenas 22 anos de idade, busca nas suas origens de uma infância de privações, nesse universo da simplicidade da vida no interior e nas periferias das grandes cidades, motivação para o trabalho que hoje realiza e traduz como expressão desse povo. “Há um Brasil escondido por detrás de um país que na última década se credenciou ao posto de potência mundial e que ainda sente a ausência de políticas públicas. Retrato de exclusão onde milhares de pessoas ainda sentem as feridas de dores passadas. As cenas, baseadas em retratos de família, onde as dificuldades são colocadas de forma nua e crua, demonstram a preocupação social em sua obra. Ao retratar a falta de expectativas, o abandono, a rotina diária, as feições e a anatomia dos personagens se revelam entre contidas, disformes e sarcásticas". 

 A obra de W. Bonnardiny não é só a transcrição de alguma coisa. Seus personagens retratam a alma do povo brasileiro, assim como as situações humanas frequentemente convencionais, repletas de sentidos, sons, cores e texturas. Procurando retratar nas suas obras temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares, é a arte do instinto, de uma pintura dramática. Utilizando cores fortes e soturnas, dá forma plástica ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Ressalta o sentimento dessa outra realidade descrita por Darcy Ribeiro: “A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.” A exposição integra o Programa de Exposições de 2013 do Museu de Arte de Goiânia e é realizado com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. A individual é aberta ao público e ficará em cartaz até o dia 3 de maio de 2013, das 8h às 12h e das 14h às 17h30. A entrada é gratuita.

W. Bonnardiny, nome artístico de José Willian Vasconcelos Menezes, nasceu em 1990, na cidade de Marabá (PA). Participou de várias mostras dentre elas: Exposições Coletivas: 2006 – Centro de Convenções, Goiânia, GO; 2009 - Assessoria da mulher, Goiânia-GO; Câmara Municipal de Goiânia, GO; 2010 - Centro de Convenções; MAG - Museu de arte de Goiânia, GO; 2011 - Espaço Cultural do Tribunal Regional do Trabalho, Goiânia, GO. Exposições individuais: 2008 - Agência de Fomento de Goiás, Goiânia; 2010 – Walmart, Goiânia, GO; Assembleia legislativa do Estado de Goiás, Goiânia GO - Galeria do ADDRESS HOTEL RESIDÊNCIA; 2011 - Galeria do ADDRESS HOTEL RESIDÊNCIA, Goiânia-GO; 2013 - Museu de Arte de Goiânia/MAG - Palácio da Cultura, Goiânia, GO.



SERVIÇO:
Exposição: Individual W. Bonnardiny
Curadoria: Malu da Cunha
Abertura: terça-feira, dia 9 de maio, às 20 horas
Visitação: De 10 de abril a 3 de maio
Horário: De segunda a sexta-feira das das 8h às 12h e das 14h às 17h30.
Local: Palácio da Cultura – Praça Universitária, Setor Universitário
Mais informações: (62) 3524-1734

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!