Programação de 19 a 21 de abril

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Por SECULT/Goiânia

Mostra "Para Rir" do Cinema Brasileiro

Sessões às 12h30, 15h e 20h com ingressos a apenas 2 reais

O Cine Goiânia Ouro apresenta a mostra "Para Rir" do Cinema Brasileiro. São sete produções nacionais: Viva Voz, direção de Paulo Morelli, Mais Uma Vez Amor, de Rosane Svartman, Meu Tio Matou Um Cara, direção de Jorge Furtado, A Mulher do Meu Amigo, de Claudio Torres, Se Eu Fosse Você, de Daniel Filho, Trair e Coçar É Só Começar, de Moacyr Góes, e Nem Sansão Nem Dalila , de Carlos Manga. Uma seleção de comédias românticas que foram sucesso de público no país.

Dias 19, 20, 21 e 22
Se Eu Fosse Você
Direço: Daniel Filho, 104 min. 10 anos

Cláudio, 50 anos, publicitário bem- sucedido, dono da própria agência, e Helena, 40 anos, professora de música e coordenadora de um coral infantil. Casados há muitos anos e já caíram na rotina.Porém um dia, uma dessas briguinhas vira uma brigona, e percebem em pânico que foram atingidos por um fenômeno.


 MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA (MAG)

MAG recebe exposições de três artistas
O Museu de Arte de Goiânia (MAG), unidade da Secretaria Municipal de Cultura, recebe exposições dos artistas Marco Magalhães, Carla Rosane e Pamela Reis.
As exposições ficam abertas para visitação entre os dias 21 de março e 21 de abril, das 9 às 17h (segunda a sexta), e das 10 às 17h (sábados, domingos e feriados).
O paulista Marco Magalhães expõem na sala Amaury Menezes sua última produção de pinturas (2010 a 2013), que tem como tema o ser humano, ou seja, a representação de um figurativo expressionista, como o próprio artista classifica e explica: “Uso a imagem como simples referência e muitas vezes de memória. São lugares e ambientes que me atraem e me levam a imaginar outras coisas, que gosto de representar através da pintura, imprimindo então minha maneira de pintar, ou seja, gosto de pintar o ser humano contido, introspectivo, em lugares indecifráveis. Acredito que isso incomoda o espectador de forma que o faça pensar e descobrir ali, um pouco de seu próprio intelecto talvez.”
Na sala Reinaldo Barbalho, a gaúcha Carla Rosane abre sua mostra Cena Contemporânea, com obras em xilogravura. Em seu trabalho procura criar uma relação com o cotidiano atual, com a rotina de movimento, de múltiplas ações, isolamento, encontro, solidão e anseios; é a representação do mundo que percebe de dualidades, de oposições díspares, a cena contemporânea onde imagens se proliferam convulsivamente numa oferta irrecusável a um olhar reflexivo, contaminado e imerso neste caldeirão efervescente que é o mundo em que habitamos.
A exposição de Pamela Reis estará aberta para visitação juntamente com a de Carla Rosane, na sala Reinaldo Barbalho. Intitulada Paisagens Urbanas traz serigrafias feitas a partir de desenhos realizados no balanço de viagens de ônibus por diversas cidades do país. Trata-se da reprodução gráfica de elementos presentes no cotidiano de quem vive nas grandes metrópoles, evidenciando o que está em cena no dia a dia corriqueiro, como postes, fios, semáforos, esquinas de bares. Reproduzindo figuras que se impõem na nossa paisagem urbana diária, potencializa isto como elemento estético, aludindo à ideia de que a arte está nas ruas, e não somente em locais de reconhecido potencial artístico, com o conceito errôneo de que só o que é dito belo pode ser considerado arte.
Serviço
* Exposição Marco Magalhães
Local: MAG – Sala Amaury Menezes
21 de março a 21 de abril (visitação)
Horário de visitação: 9 às 17 horas (segunda a sexta)
10 às 17 horas (sábados, domingos e feriados)

* Exposição Cena Contemporânea – Carla Rosane
Local: MAG – Sala Reinaldo Barbalho
21 de março a 21 de abril (visitação)
Horário de visitação: 9 às 17 horas (segunda a sexta)
10 às 17 horas (sábados, domingos e feriados)

* Exposição Paisagens Urbanas – Pamela Reis
Local: MAG – Sala Reinaldo Barbalho
21 de março a 21 de abril (visitação)
Horário de visitação: 9 às 17 horas (segunda a sexta)
10 às 17 horas (sábados, domingos e feriados)
Informações: (62) 3524-1196/1189


Palácio da Cultura recebe mostra de W. Bonnardiny

O Museu de Arte de Goiânia (MAG) recebe até o dia 3 de maio no Palácio da Cultura, a mostra individual com o artista W. Bonnardiny.  A curadoria é assinada pela produtora Malu da Cunha. Nesta individual, o artista apresentará sua produção dos últimos três anos com obras realizadas em pastel seco sobre papel e óleo sobre tela. A entrada é franca e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h30.
Nascido em Marabá/PA, vivendo e trabalhando em Goiânia, o jovem artista W. Bonnardiny, com apenas 22 anos de idade, busca nas suas origens de uma infância de privações, nesse universo da simplicidade da vida no interior e nas periferias das grandes cidades, motivação para o trabalho que hoje realiza e traduz como expressão desse povo. “Há um Brasil escondido por detrás de um país que na última década se credenciou ao posto de potência mundial e que ainda sente a ausência de políticas públicas. Retrato de exclusão onde milhares de pessoas ainda sentem as feridas de dores passadas. As cenas, baseadas em retratos de família, onde as dificuldades são colocadas de forma nua e crua, demonstram a preocupação social em sua obra. Ao retratar a falta de expectativas, o abandono, a rotina diária, as feições e a anatomia dos personagens se revelam entre contidas, disformes e sarcásticas".
 A obra de W. Bonnardiny não é só a transcrição de alguma coisa. Seus personagens retratam a alma do povo brasileiro, assim como as situações humanas frequentemente convencionais, repletas de sentidos, sons, cores e texturas. Procurando retratar nas suas obras temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares, é a arte do instinto, de uma pintura dramática. Utilizando cores fortes e soturnas, dá forma plástica ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Ressalta o sentimento dessa outra realidade descrita por Darcy Ribeiro: “A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.” A exposição integra o Programa de Exposições de 2013 do Museu de Arte de Goiânia e é realizado com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.
W. Bonnardiny, nome artístico de José Willian Vasconcelos Menezes, nasceu em 1990, na cidade de Marabá (PA). Participou de várias mostras dentre elas: Exposições Coletivas: 2006 – Centro de Convenções, Goiânia, GO; 2009 - Assessoria da mulher, Goiânia-GO; Câmara Municipal de Goiânia, GO; 2010 - Centro de Convenções; MAG - Museu de arte de Goiânia, GO; 2011 - Espaço Cultural do Tribunal Regional do Trabalho, Goiânia, GO. Exposições individuais: 2008 - Agência de Fomento de Goiás, Goiânia; 2010 – Walmart, Goiânia, GO; Assembleia legislativa do Estado de Goiás, Goiânia GO - Galeria do ADDRESS HOTEL RESIDÊNCIA; 2011 - Galeria do ADDRESS HOTEL RESIDÊNCIA, Goiânia-GO; 2013 - Museu de Arte de Goiânia/MAG - Palácio da Cultura, Goiânia, GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!