5 dicas para quem deseja estudar nos EUA

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Por Flötter e Schauff Assessoria de Comunicação

As oportunidades vão além da formação acadêmica podendo se tornar um alavanca pessoal e profissional

Experiência, aprendizado, diversidade cultural, novas perspectivas, acréscimo no currículo, novos caminhos. Todos esses ideais fazem parte de uma formação acadêmica nos Estados Unidos. Seja com o objetivo de aprender um idioma, ter um contato com outras culturas ou se especializar, os motivos para a experiência se provar valiosa são vários. Acompanhe 5 dicas da Rejane dal Molin, Orientadora Educacional para Estudos nos Estados Unidos do CCBEU Goiânia, que mostram estas vantagens:

1 – Diversidade cultural

Ao fazer um intercâmbio cultural buscando aprender um novo idioma e a cultura do lugar selecionado, é bem provável que você participe de atividades com vários outros intercambistas, pessoas de várias partes do mundo. Isso enriquece seu conhecimento de mundo, você pode aprender coisas de outras línguas e se divertir com isso. Além do mais, a experiência cultural é a melhor forma de aprender novas coisas.

2 – Não é preciso ser fluente em inglês!

Ao contrário do que muitos pensam, a oportunidade fazer um intercâmbio ou mesmo de ir estudar em uma universidade nos Estados Unidos por muitos anos não é exclusiva para quem já é fluente na língua. “Saber um pouco é necessário, coisas como dizer seu nome, sua idade, perguntar coisas pequenas e saber realizar uma comunicação fluida o suficiente. O próprio programa de ensino da universidade, em alguns casos, pode ofertar o curso de língua inglesa para alunos estrangeiros” afirma Rejane Dal Molin, Orientadora Educacional para Estudos nos Estados Unidos do CCBEU Goiânia.

Existem programas específicos para todos os níveis de inglês nas universidades dos EUA. Quem está apenas começando ou quem quer calibrar melhor o idioma, ambos têm espaço em programas a partir de 8 semanas, onde o ensino da língua é intensivo.

3 – Educação de excelência e oportunidades de negócios

Além de aprender com professores que produzem e fazem parte do mercado, a universidade oferece espaços para construir um relacionamento entre empresas. Isso lhe dá a oportunidade de ver o mercado de perto e se acostumar à dinamicidade do mesmo. Com isso suas ideias, podem ser vistas por investidores, você pode encontrar profissionais e empreendedores semelhantes a você e dividir experiências e, por que não, fechar bons negócios.

Se você busca um MBA, os cursos estadunidenses são reconhecidos por oferecer recursos de análise, estudo e aplicação dos conhecimentos de mercado. A quantidade de especializações existentes também é surpreendente! “São mais de mil cursos de MBA que atendem praticamente qualquer necessidade – de formação especializada a cursos exclusivos direcionados a estudantes internacionais.” completa Rejane Dal Molin.


4 – Pesquisas acadêmicas em contato com o mercado

Grandes ideias foram visionadas inicialmente dentro das universidades. Talvez a mais acessada e conhecida hoje seja o Facebook, a ferramenta de Mark Zuckerberg que já durante a faculdade foi idealizada e construída. Mas para que tudo fosse possível e o Facebook se tornasse o que é hoje, o contato com investidores e com o mercado foi fundamental. “As pesquisas acadêmicas nos Estados Unidos buscam unir o conhecimento adquirido formalmente à criatividade do aluno e há vários olhos para boas ideias buscando  nos EUA” afirma Rejane

5 – Novos lugares, horizontes e possibilidades

Conhecer lugares emblemáticos da cultura estadunidense como Nova York e o Central Park, a Estátua da Liberdade, o histórico Brooklyn, ou ir ao Grand Canyon, às praias da Califórnia, Miami, entre os vários lugares turísticos representados nos filmes. Isso é uma ideia possível para quem estuda em uma universidade nos EUA já que todos os alunos têm o passaporte de estudante e podem viajar livremente pelos Estados.

Além da diversão de conhecer lugares turísticos, estudantes podem participar de estágios, se envolver com projetos de pesquisa, participar de vários eventos esportivos, culturais e artísticos. “Essas experiências reforçam o aprendizado do inglês e garante ao estudante o momento único de ser parte da vida acadêmica e social dos Estados Unidos” enfatiza Rejane Dal Molin, Orientadora Educacional para Estudos nos Estados Unidos do CCBEU Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!