Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta homenagem a Dvorak

terça-feira, 10 de junho de 2014

Por Secult/Goiânia

Concerto acontece no Teatro Sesi e  reúne obras do compositor checo

Dia 10 de junho, a Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta o 5º concerto oficial de sua temporada 2014. O programa é uma homenagem aos 110 anos da morte do compositor checo Antonin Dvorak. Sob regência do maestro Joaquim Jayme, a apresentação, que será às 20h30, no Teatro Sesi, conta também com a participação da solista Déborah Oliveira, soprano paranaense. A entrada é franca.

Dvorak aplicou em suas composições algumas das características da música popular da Morávia e da sua terra-natal, a Boémia (então parte integrante do Império Austríaco e atualmente parte República Checa).

Entre as obras escolhidas para a noite estão o conjunto das Danças Eslavas, op. 46, a primeira obra de grande êxito do compositor, que reúne ritmos característicos da música folclórica eslava e melodias próprias. O opus 72, composta oito anos depois, também inspirado nas danças folclóricas, reflete, segundo Bianca Laboissière, maior maturidade composicional.

As 10 Canções Bíblicas, composta inicialmente para piano sobre diferentes passagens do Livro dos Salmos, tem, segundo os críticos, grande profundidade espiritual, que combina simplicidade e um certo nível de intimidade.

Já a Sinfonia Novo Mundo, é a obra de maior êxito de público e crítica de Dvorak e apresenta influência da música americana: a música dos povos nativos, na sinfonia, e a música de origem afro-americana, nas canções – em relações às quais Dvorak se demonstrou grande admirador. Apesar de todas essas influências, sua sinfonia é uma obra firmemente ancorada na tradição orquestral européia. Dos cativantes temas que compõem a sinfonia, são ouvidas reminiscências em vários momentos – na forma de variações melódicas, harmônicas e de textura.

Sobre a Solista:

A soprano Déborah Oliveira sempre participou dos movimentos corais em Londrina (PR), cidade onde nasceu. E foi em um desses movimentos que teve a oportunidade de conhecer a grande soprano Niza Tank, com quem realizou todo seu trabalho de formação como cantora lírica e de quem recebeu grande incentivo no desenvolvimento de sua carreira.

Em Londrina, como Assessora de Música da Secretaria de Municipal de Educação e Cultura, criou e dirigiu os projetos : Brilho no Pé, Brilho na Cuca (atividades artísticas com meninos engraxates da Guarda Mirim), Coral Infantil Si, Mi, Ré, Lá....Dá Som (com alunos das 4ªs séries das Escolas Municipais, dos Conjuntos Habitacionais) e Encontro de Coros.

Como soprano dramático vem então se destacando nas interpretações das heroínas de Verdi, Puccini, Carlos Gomes e Wagner.

Atualmente aperfeiçoa-se na interpretação dessas personagens e do repertório sinfônico com o pianista colaborador Ricardo Ballestero.

Tendo sua atenção direcionada também para a música de câmara, atua juntamente com o violoncelista Antonio Lauro Del Claro, em recitais por diversos dos mais importantes centros culturais do país.

Participou das gravações em vídeo das óperas Cavaleria Rusticana e Tosca para o Museu da Imagem e do Som do Paraná e do disco do 10º  Festival de Música de Londrina.

Gravou o CD En Secret, com direção musical de Antonio Del Claro e a participação de importantes instrumentistas paranaenses. Participou da temporada do musical “O Fantasma da Ópera”, no papel de camereira/ confidante.

Atuou sob a regência dos maestros: Alceo Bocchino, Aylton Escobar, Benito Juarez, Francesco La Veccia (Itália), George Wibb (Canadá), Oswaldo Colarusso, Roberto Duarte, Eleazar de Carvalho e Luiz Fernando Malheiro; com as orquestras: Sinfônica do Paraná, Firestone do Festival de Música de Londrina, Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica de Campinas, do Festival Internacional de Poços de Caldas,Filarmônica do Amazonas e Orquestra de Cordas da Fundação Carlos Gomes do Pará ; nos teatros: Ouro Verde (Londrina – PR), Guaíra (Curitiba – PR), Castro Alves (Salvador – BA), Nacional (Brasília – DF), Sala Cecília Meirelles (Rio de Janeiro – RJ ), Centro de Convivência (Campinas – SP), Memorial da América Latina (São Paulo – SP), Da Paz (Belém - PA), Amazonas( Manaus - AM). Desde 2008 produz e administra as atividades artísticas do duo “DELCLARO & BALLESTERO”.

Recentemente participou do recital Hotchkiss' South American Extravaganza, em Connectcut, EUA, apresentando canções brasileiras para canto e piano.

Em 2013 foi Coordenadora dos Cursos e Regente do Coral do festival e de pessoas da comunidade, do 13º Festival de Música de Ourinhos.



Serviço:
Orquestra Sinfônica de Goiânia
5º Concerto Oficial da Temporada 2014
Homenagem aos 110 anos da morte de Antonín Dvorak
Data: 10 de junho
Horário: 20h30
Local: Teatro Sesi
Avenida João Leite, 1013 - Santa Genoveva, Goiânia – GO
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!