Ai, ai, ai... o vizinho vai refomar

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Por Comunicação sem Fronteiras

Arquiteto dá dicas de como amenizar o incômodo da obra na vizinhança

 
Agosto, tempo de estiagem, é momento de acelerar a reforma ou a construção da casa ou do apartamento. A alegria para quem está em obras pode ser o desespero do vizinho, que convide de camarote a metamorfose. Afinal, quem nunca passou pelo incômodo de ter de suportar uma reforma?

É fato que ninguém gosta de estudar ou trabalhar dentro de casa e ouvir o tum-tum-tum das batidas do pedreiro para arrancar pisos antigos ou quebrar paredes. Além do barulho, o vizinho sofre também com a poeira e, em alguns casos, a obra pode até estragar seu imóvel.

Então, na hora de reformar, todo cuidado é pouco para evitar problemas que podem até desgastar o relacionamento com o vizinho. Quem mora em condomínio, precisa ter mais cuidado, já que as residências são ainda mais próximas.  Segundo o departamento jurídico do Sindicato da Habitação e Condomínios do Estado de Goiás (o Secovi), o barulho está entre as principais reclamações entre vizinhos.

O arquiteto da Irmãos Soares, Rodolfo Naves, coleciona histórias de pessoas que passaram por problemas com a vizinhança na hora de reformar. “Uma vez, uma cliente, que morava na cobertura, resolveu fazer uma reforma geral. Ela esperou o tempo seco para trocar o telhado. No entanto, veio uma chuva fora de época, alagou o apartamento e deu infiltração no vizinho debaixo. A cliente ainda optou por trocar o piso. Como se não bastasse, o pedreiro usou um maquinário tão pesado que o prédio tremeu, a cristaleira do mesmo vizinho veio abaixo e espatifou. Resumindo, a cliente fez duas reformas”.

Por isso, ele preparou algumas dicas para diminuir o incômodo na hora de sua reforma dadas pelo arquiteto Rodolfo Naves. Durante o 7º Construshow Irmãos Soares, ele estará dando orientações gerais para o público que visitar a feira.

1 - Respeite os horários -  se você mora em condomínio, o primeiro passo é ler o regulamento interno, onde já está previsto o horário e os dias em que são permitidas as obras. Geralmente, elas só podem acontecer em horário comercial e precisam ser interrompidas no horário de almoço. “Esses horários devem ser respeitados. Na hora do almoço, por exemplo, a pessoa quer tirar um cochilo e tem que ter esse direito.”

2 - Evite amadores -   contrate profissionais capacitados para evitar barbeiragens como furar uma tubulação de água do prédio. “Quando isto acontece, a água precisa ser desligada para todos os apartamentos para que o problema seja consertado, levando muitos vizinhos à fúria”, diz.

3 - Limpeza -  tenha consciência de que sua obra traz mais sujeiras ao condomínio. Em apartamentos, procure usar panos molhados nas portas e mantenha janelas fechadas. “Já em caso de reformas em casa, pode ser necessário a instalação de tapumes com telas para conter a poeira”, explica o arquiteto.

4 - Muro de divisa -  o muro de divisa geralmente causa atrito no que diz respeito a às despesas relacionadas à sua face externa (que geralmente é a face interna do vizinho). Se for este seu caso, tente negociar com o vizinho para que dividam o acabamento desta parte da obra, já que o chapisco pode trazer problemas de infiltração, comprometer a segurança de ambos, além de não ter qualidade estética.

5 -  Diálogo-   é fundamental manter um bom diálogo com quem mora a seu lado. Uma esclarecimento sobre os passos da reforma não custa nada, traz segurança ao vizinho, evita desentendimentos futuro e, por fim, traz traquilidade ao processo.

 
Sobre o 7º Construshow

A Irmãos Soares promove do dia 27 de agosto ao dia 31 de agosto a 7ª edição do Construshow - maior feira de materiais de construção do Centro-Oeste, a única voltada para o consumidor final no País. O evento, que ocorre no Centro de Convenções de Goiânia, é anual e oferece produtos e lançamentos do básico ao acabamento, com condições facilitadas de pagamento e promoções relâmpagos.  Além disso, vão ser realizados vários cursos voltados para a área de construção. O horário de funcionamento é das 9 às 22 horas.


Serviço:

7º Construshow Irmãos Soares
Data: de 27 de agosto (4ª-feira) a 31 de agosto (domingo)
Horário: das 9 horas às 22 horas
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Mais informações: Comunicação Sem Fronteiras - 3522 3163
Confira o hotsite do evento: www.irmaossoares.com.br/construshow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!