Projeto Galeria Noturna continua no próximo final de semana

sexta-feira, 15 de agosto de 2014


Por Secul/Goiânia

Em segunda etapa da proposta, artistas plásticos e grafiteiros continuarão obras iniciadas no dia 10 de agosto

Sábado e domingo, dias 16 e 17 de agosto, acontece a segunda etapa do projeto Galeria Noturna, que transformará portas de estabelecimentos comerciais da Avenida Goiás em painéis para artistas goianos.  O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e teve início no dia 10 de agosto. 

A concentração acontece em frente ao Grande Hotel. No sábado, a partir das 14h, e no domingo, a partir das 9h.

A ação tem o apoio de artistas goianos, comerciantes, Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomercio), Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sebrae, Sindicato dos Proprietários de Pit-dog de Goiânia e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Goiás (Sescon).

Mais de 25 lojistas já confirmaram autorização, contabilizando mais de 70 portas. Autor e coordenador do projeto pela Secult Goiânia, o artista plástico e gestor cultural Gutto Lemes explica que a ideia é inédita no Brasil e no exterior. “Vamos mudar a cara do Centro de Goiânia. De dia, o comércio a pleno vapor; de noite, uma grande galeria a céu aberto para toda a população. Será um grande cartão postal de Goiânia”, afirma o gestor. Gutto Lemes acredita que projetos dessa natureza contribuem para uma melhor segurança das pessoas que frequentam o local.


Entusiasta da ideia, o secretário municipal de Cultura Ivanor Florêncio entende que o projeto favorece o processo de revitalização do Centro de Goiânia e estimula o turismo na região. “O goianiense sempre responde positivamente às manifestações artísticas. Tenho certeza de que muita gente vai passar pela Avenida Goiás à noite e nos finais de semana pra ver as obras. Será um verdadeiro corredor cultural da nossa capital”, afirma o secretário. Florêncio informa também que no mesmo dia em que os artistas pintarem as portas, a Secretaria Municipal de Cultura anuncia o edital para novas etapas do projeto.

Ivanor Florêncio espera em breve contemplar todo o espaço da Avenida Goiás entre as praças Cívica e do Trabalhador com o Galeria Noturna. Assim, o corredor cultural da Avenida Goiás se transformará na maior galeria aberta do mundo, com cerca de 1,7 mil metros de extensão.

Todas as obras desta primeira etapa do projeto serão contempladas com a confecção de um catálogo e de um documentário em vídeo produzidos pela Secult Goiânia e que serão lançados em uma exposição fotográfica durante as festividades do aniversário de Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!