Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta 11º concerto no Teatro SESI

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Por SECULT/Goiânia

Apresentação será na terça-feira (27), a partir das 20 horas; entrada franca. Foram selecionadas obras de Beethoven, Guzzo, Mozart e Chopin



A Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta, no dia 27 de novembro, terça-feira, seu 11º concerto oficial da temporada 2012. A apresentação será no Teatro SESI, às 20 horas, sob a regência de Joaquim Jayme e conta com a participação do solista Diego Caetano, no piano. A entrada é franca.

Diego Caetano tem 23 anos e é natural de Anapolis. Iniciou seus estudos aos 11 anos, e virá dos Estados Unidos, onde é mestrando em Piano Performance na University of Wyoming (EUA), na classe de Dr. Theresa Bogard. Ele apresentará o Concerto para piano e orquestra no. 2 em fá menor, op. 21, de Frédéric François Chopin. Ele contém os três movimentos típicos de concertos instrumentais do período: Maestoso, Larghetto e Allegro vivace. 

O que faz desta obra um dos primeiros concertos românticos por excelência é o domínio da parte de piano. Após a introdução do primeiro movimento, a orquestra cede toda a responsabilidade do desenvolvimento musical para este instrumento: não há nada do jogo de forças que é o esteio do concerto clássico. Se o primeiro movimento tem o carimbo de um estilo totalmente brillante, o segundo já mostra a influência da ópera italiana. 

O estilo das composições para piano de Chopin deve muito ao estilo bel canto das óperas de compositores como Gioachino Rossini e Vicenzo Bellini. As delicadas melodias são inconfundivelmente líricas: são como um arioso instrumental. Chopin confessou em uma carta, que o segundo movimento foi inspirado por sua paixão secreta por uma jovem cantora do Conservatório de Varsóvia, por quem ele havia se apaixonado e sonhado por seis meses, sem ao menos falar com ela nesse tempo. No terceiro movimento, há uma outra influência inconfundível. Ouve-se o ritmo da mazurca polonesa, embora em um cenário brilhantemente estilizado. Mais uma vez, o piano, tanto em suas veias poéticas e virtuosística, domina a música.

Outros compositores foram escolhidos para a a noite, a orquestra também apresentará obras de Beethoven, Guzzo e Mozart.

A próxima apresentação da Orquestra no Teatro SESI será no dia 19 de dezembro, também às 20 horas, e contará com a participação do Coro Sinfônico de Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!