A tralha do dia-a-dia

quinta-feira, 16 de abril de 2015

(colaboração Comunicação sem fronteiras)

Atire a primeira pedra a mulher que nunca quis jogar fora a vara de pescar do marido, que ocupa espaços preciosos no apartamento, mas é útil nas férias. A tendência de redução do tamanho dos imóveis transforma o escaninho num ambiente indispensável nos novos apartamentos


A cada década, os imóveis estão cada vez mais compactos, basta fazer um exercício de observação. Um levantamento da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-RJ) divulgada em 2013 vem comprovar isto. Nos últimos dez anos, a redução da metragem chegou a 29% nos apartamentos de um e de quatro quartos. Nos outros tipos, as reduções são menores, vão de 17,9%, no caso de dois dormitórios, a 8,5%, para os de três quartos.

Os imóveis de quatro quartos que em média chegavam a quase 200 metros em 2002 têm hoje cerca de 123 metros quadrados. Já os imóveis de apenas um quarto também sofreram reduções expressivas, passando de 55 metros quadrados em média, para 39 metros quadrados.

Os números são do Rio de Janeiro, mas a tendência é generalizada, explica o arquiteto Alexandre Leite. Ele citou três motivos que contribuíram para a redução, um deles é o custo mais elevado das construções. “As áreas estão ficando mais escassas e, portanto, mais caras. Um lote em determinada região é caríssimo e o valor é diluído no preço do apartamento”, conta. Outro fator é o custo da mão-de-obra necessária em apartamentos maiores, como uma empregada doméstica e, outro aspecto é a mudança cultural, com a redução do tamanho das famílias.

Com a diminuição das metragens, a inteligência dos projetos e a organização dos ambientes passou a ganhar importância na hora de se montar uma casa. Um dos itens que passaram a fazer a diferença na rotina de um apartamento é o escaninho, aquele micro-quarto, que geralmente tem entre 3 e 5 metros e fica ao lado do apartamento, ou junto da garagem. Estes ambientes são utilizados para guardar itens que não fazem parte da rotina das pessoas.

“Esse tipo de espaço se tornou necessário para organizar a casa sem deixar coisas amontoadas nos cantos”, diz o arquiteto Alexandre Leite, que incluiu este espaço no projeto do Residencial Pátio Coimbra, primeiro edifício da região ocupada majoritariamente por casas. O empreendimento possuirá 31 andares e apartamentos de dois quartos ou três suítes.

Ele explica que na região onde será construído o residencial, o escaninho que terá em média 3 metros quadrados, se tornou essencial, uma vez que o tamanho de cada apartamento terá 64,70 m² e 96,88 m². “Muita gente mora em casa naquela região, onde as pessoas têm varanda e quintal, que tem todo o espaço para guardar utensílios menos utilizados”, compara.

Escaninho modelo

Uma vez que o morador conta com este espaço, ele pode ser utilizado para diferentes fins, explica a personal organizer, Candice Ribeiro. Uns querem guardar livros, outros, brinquedos antigos e ferramentas. “E o espaço também é útil para guardar utensílios como árvore de natal, bicicleta e documentos, entre eles o Imposto de Renda (IR), que deve ser mantido por cinco anos”, lembra a especialista, que organizou um escaninho modelo no estande do Residencial Pátio Coimbra para mostrar ao público como potencializar o uso do espaço.

Ela aconselha a montar prateleiras no escaninho e colocar esse tipo de documento dentro de uma caixa de plástico, que possui maior durabilidade. “Não adianta colocar em caixas de papelão que terá de trocar em seis meses ou em um ano, e ainda ajuntam traças e baratas”, alerta.  Confira os outros conselhos da especialista:

  • Guarde escaninho itens que você não usa todos os dias, como malas, aspirador de pó, árvore de natal e similares

  • Produtos de limpeza devem ficar à mostra nas prateleiras;

  • Gêneros alimentícios não devem ser armazenados no escaninho, pois, a probabilidade de surgirem insetos  neste ambiente é maior;

  • Medida de segurança - Venenos e produtos tóxicos também podem ser guardados no escaninho, especialmente se você tem criança em casa;

  • Ao invés da instalação de prateleiras no escaninho, você pode utilizar estantes prontas, desde que sejam estreitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!