Festa da Lavadeira será realizada em São Jorge, Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros

quarta-feira, 29 de abril de 2015

por Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Uma festa permeada pelas cores do Maracatu de Baque Virado, Ciranda, Afoxé, Caboclinhos e Côco, tradições marcantes da cultura Pernambucana.

A Associação Festa da Lavadeira, em parceria com a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e o governo local, a Festa da Lavadeira marca sua presença na Chapada dos Veadeiros, na Vila de São Jorge entre os dias 01 e 02 de maio.

Serão três dias de muita alegria com a presença de grupos tradicionais pernambucanos e a força da Lavadeira.

Festa da Lavadeira - O idealizador da Festa da Lavadeira, de 1984 até 1986, trabalhou na Casa 10, no histórico Pátio de São Pedro, Recife, convivendo sistematicamente com a cultura popular. 

Ao deparar com o encontro da imagem/escultura de uma Lavadeira e a comunidade nativa da praia do Paiva que a sacralizou, foi pensada uma festa com estas manifestações da nossa identidade cultural, com o propósito de mostrar às pessoas sua cultura, unir o povo às suas tradições e criar um espaço para os artistas populares e sua arte.

A Festa da Lavadeira transformou-se, hoje, na maior Festa da Cultura Popular de Pernambuco e um projeto único, que tem o propósito de  ao resto do mundo. Premiada pelo IPHAN, MinC e Patrimônio do Povo de Pernambuco e vinte oito anos interruptos de realizações.

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
XV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!