Comida di Buteco começa nesta sexta-feira

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Por Oficina de Comunicação

Evento está em sua quinta edição em Goiânia e em 2012 traz como destaque a inclusão de três ingredientes nos petiscos dos botecos concorrentes

O concurso gastronômico Comida di Buteco será realizado em Goiânia e simultaneamente em outras 14 cidades brasileiras, de 13 de abril a 13 de maio de 2012, e vem recheado de novidades e delícias. Esse ano, a entrada da cidade de São Paulo é um dos destaques nacionais do festival. Lá o evento será realizado em um período diferente das outras cidades participantes e acontecerá de 1° de junho a 1° de julho. 

A missão do Comida di Buteco é resgatar e valorizar a culinária de raiz da cidade onde é realizado. Em 2012, um total de 400 botecos participará do circuito nacional, convidados pela organização do evento, e destes 31 estão em Goiânia. Os demais estão espalhados por Belém (PA), Campinas (SP), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Ipatinga (MG), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Uberlândia (MG) e Manaus (AM). 

Milho, baru e gueroba são destaque em Goiânia - Pelo menos um dos três ingredientes típicos especialmente selecionados para o circuito de Goiânia será obrigatório nas receitas dos botecos participantes. A iniciativa de aproveitamento do milho, baru e gueroba nos tira-gostos propõe a valorização de ingredientes típicos da culinária de raiz do estado de Goiás. A novidade já está sendo divulgada pelos organizadores do evento para que os donos de botecos possam pesquisar novas receitas com os ingredientes convidados. 

Como funciona o concurso - Para participar do Comida di Buteco, basta o frequentador do bar consumir o tira gosto inscrito no concurso, solicitar a cédula de votação ao garçom, preencher todos os campos, votando também no atendimento, higiene e temperatura da bebida, além do tira-gosto, que é o principal. Preenchidos os campos, ele mesmo deverá depositar seu voto na urna que fica em cada local. Somente serão considerados votos válidos, aqueles que tiverem nome completo do eleitor e número do documento do Registro Geral (identidade). A mesma pessoa poderá emitir a sua opinião uma única vez para cada tira gosto mas, poderá votar nos 31 concorrentes.

O Instituto de Pesquisas Vox Populi faz a apuração dos votos, avaliando todos os quesitos votados. O resultado definido 50% pelo público e 50% pelo corpo de jurados, elege o MELHOR BOTECO DA CIDADE.Vale lembrar que para os donos de boteco trata-se de uma bela referência para avaliação da qualidade oferecida nos estabelecimentos e reflexões sobre sua gestão.

Resultados 2011 – Comida di Buteco Nacional
- 2,3 milhões de pessoas nos botecos
- 321 mil votos- 260 mil tira gostos vendidos
- R$ 17,6 MM de mídia espontânea
- R$ 46 MM na cadeia de valor

História - O Comida di Buteco foi criado em 2000, com a intenção de resgatar a culinária dos botecos tradicionais da cidade de Belo Horizonte. O primeiro circuito contou com 10 bares participantes. Hoje, conta com 41 apenas na capital mineira. 

O processo de expansão do concurso pelo país teve início em 2008, quando Goiânia sediou a primeira edição do evento. Goiânia tem uma participação especial no circuito nacional já que os organizadores identificaram na cidade várias características similares a Belo Horizonte. Entre as peculiaridades estão o hábito e a preferência do goianiense em frequentar bares para beber a tradicional cerveja com um tira gosto especial para acompanhar. Muitos frequentadores de bares procuram a oportunidade de degustar comida de qualidade com um toque regional. 

Em 2012, 16 cidades participarão do evento a partir do dia 13 de abril e cada circuito buscará a valorização dos traços da culinária regional, contando a história da gastronomia de raiz brasileira.  Ficha técnica:

Comida di Buteco – circuito Goiânia

Circuito: 13 de abril a 13 de maio
Local: 31 botecos de Goiânia
Organizadores: Empresários Marco Antônio Oliveira e Rodrigo Dias Gobbo e Cya Produção e Eventos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!