O querer muda a realidade.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Rubens foi para o berçário, com cerca de 1 ano e meio. Um dia quando fui buscá-lo, percebi que não estava na sala dos bebês, como era  a praxe. Perguntei para uma das tias, e ela saiu em busca dele. Depois de um certo tempo de apreensão, ele veio, e disseram que ele havia ido a parte da escola e estava na sala do Jardim I fazendo as tarefas com os alunos. Na volta para casa, ele pediu de Natal um computador de presente, porque ele precisa desse computador.

Lembro que dias antes deste incidente, enquanto estava no meu escritório, eu havia escutado ele falar sozinho que precisava trabalhar para ganhar dinheirinho e comprar as suas coisas. Depois dias mais tardes, logo após a fuga dele do berçario para a escolinha, ele chegou até mim e disse: "Mamãe eu preciso começar a trabalhar para ganhar um dinheirinho, e comprar minhas coisas", respondi que para trabalhar era preciso primeiramente aprender a ler, escrever e a fazer contas. "Então preciso aprender a ler..." e terminou pedindo novamente para eu lhe desse um computador no Natal. O pedido dele foi atendido. Com o computador infantil em mãos, Rubens interessou pelas atividades que ensinam a escrever as letras, e números.

Ano passado, Rubens foi para a escola cursar o Maternal I. Um dia, voltando da escola, uma mulher nos entregou um panfleto sobre sanduiches, e ele pediu para ver o papel dizendo:" Mãe... preciso aprender a ler logo." Na hora percebi o quanto estava ansioso para a leitura. Na verdade desde o momento que conseguiu manipular objetos, ele sempre se interessou por livros, e sempre pede mais um. A sua coleção hoje ultrapassa mais de cem títulos, sobre todos os assuntos, mas principalmente dinos. E ele sabe bem falar todos os nomes desses animais, bem como suas características físicas e habitos. Um experte mirim.

Na escola a professora ensinou a identificar as letras das iniciais dos nomes dos colegas. Rubens sempre que vê as letras em outdoors fala os nomes delas. No natal passado ele pediu um livro que ensina escrever as letras, e mais recentemente um que ensina os números.

Nós estimulamos ele muito, tanto em leitura, quanto a assistir bons programas de televisão e filmes. Mas, nunca forçamos Rubens a aprender a escrever. Sabemos que na hora certa, ele aprendererá naturalmente com metodos pedagógicos corretos propostos pela escola.

Enfim, para a nossa surpresa, no último fim de semana, Rubens escreveu um bilhete para a avó. Olha que primeiramente ele fez um rascunho, e depois o definitivo, que ficamos impressionados. Lógico que sabemos que ele desenhou as letras, e que eu soletrei cada uma para ele. Mas, para um menino de 3 anos, ele já está começando a realizar o sonho. Por vontade própria.

" VOVO AMO VOCE RUBENS" - assim ele está definindo a sua jornada.

Um comentário:

  1. De fato ele é uma criança muito inteligente e abençoada, afinal ele tem pais que o conduz de maneira correta!!!!E um padim que gosta muito dele!!!!!!!!!HEHEHE!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela a atenção!