Os primeiros passos para a boa higiene bucal em seu bebê

segunda-feira, 9 de abril de 2012


Muitas são as preocupações das mães em relação a saúde do bebê, e a bucal não deve ficar de fora. Como já falei aqui antes, os cuidados da higiene bucal do bebê devem começar ainda na gestação. A saúde dos dentes do bebê depende fundamentalmente da saúde da mamãe durante a gravidez, que é determinada através da boa alimentação e da mesma forma pela prevenção de doenças bucais, o que evitará dentes mal formados, entre outras consequências.

Quando do nascimento, o bebê somente se alimente do leite materno, e não há necessidade de realizar qualquer tipo de higienização, uma vez que o equilíbrio biológico da boca é preservado por meio da amamentação materna que garante boa imunização e a satisfação das necessidades físicas e emocionais do bebê. Realizar a higienização com qualquer material ou substâncias industrializadas na cavidade bucal pode levar a algum tipo de contaminação, prejudicando a saúde do bebê.

A partir do nascimentos dos primeiros dentinhos que acontece por volta dos seis meses,  é o momento indicado para a criança começar a freqüentar o consultório odontológico, onde receberá as informações necessárias para o uso correto dos produtos para higiene bucal. A pasta de dente, por exemplo não deve conter substâncias químicas que podem interferir na biodiversidade da cavidade bucal provocando desequilíbrios, principalmente o flúor que pela sua toxidade pode produzir fluorose, um tipo de má formação de esmalte. Já a escova deve ser sempre muito macia e com milhares de cerdas para não prejudicar os dentes e as gengivas, sendo específica para cada idade.

Dra. Camila Soares - Bueno Medical Center - Sala 102
Fone:62 - 3250-9042

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!