Amanhã é dia de Vacinar Contra a Paralisia Infantil

sexta-feira, 15 de junho de 2012


A vacina contra a pólio se destina a todas crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia. Como não existe tratamento para a pólio, é somente através da prevenção, por meio da vacina, que garante que a pessoa fique livre da doença.

Apesar de o Brasil não ter registro de casos desde 1989, é importante manter campanhas de vacinação anuais, em duas etapas, porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, já que sua circulação ainda ocorre em alguns países com a Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália. Além dessas áreas, a Organização Mundial de Saúde considera a Angola, Bangladesh, República Democrática do Congo, Etiópia, Nepal e Sudão como regiões com alto risco de reintrodução da poliomielite.

A OMS estima que a imunização, em todo o mundo, previna 550 mil casos da enfermidade a cada ano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava com deficiência física centenas de milhares de pessoas todos os anos.

Para este ano a meta é que 95% das 90 mil crianças menores de 5 anos de idade de Goiânia sejam imunizadas contra a doença.

A Campanha de Vacinação é feita em duas etapas e inicia amanhã, dia 16, se estendendo até o dia 6 de julho. Durante esse período, além de todos os postos de saúde estarem participando da campanha,  209 postos volantes localizados em farmácias, supermercados, escolas, shoppings e igrejas serão disponibilizados na capital para que haja maior facilidade para o cidadão.

Um comentário:

  1. Olá Patrícia!
    Tenho saudades de quando levava meus filhos! [sorrio]
    Tenha um excelente final de semana!
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

    Convido para que leia e comente “OLGA FAZ IOGA” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela a atenção!