NO PARQUE MUTIRAMA A FERROVIA HOMENAGEIA CIDADES GOIANAS

terça-feira, 5 de junho de 2012

Por Sirley Camilo SECOM/Goiânia

 Prefeitura de Goiânia recriou no novo Parque Mutirama 1,5 quilômetro de linha por onde passará um trenzinho carregado de passageiros


As estações ferroviárias foram fundamentais, em um passado não muito distante, pelo progresso e desenvolvimento de  Goiás, já que ao seu redor nasceram e cresceram vilas e cidades. E para homenagear esta história, a Prefeitura de Goiânia recriou no novo Parque Mutirama 1,5 quilômetro de linha por onde passará um trenzinho carregado de passageiros que, entre túneis e árvores, percorrerão quatro estações de embarque e desembarque onde foram colocados monumentos que marcam a passagem da Ferrovia Goiás lembrando antigos roteiros.

A poetisa Cora Coralina, nascida Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas na cidade de Goiás, antiga Vila Boa, doceira por profissão e moradora das margens do Rio Vermelho e que aos 76 anos de idade publicou seu primeiro livro, é homenageada em uma das estações que simboliza a passagem da ferrovia por aquela localidade. A cidade de Goiás, aliás, está representada também, por dois outros símbolos, o Chafariz da Boa Morte e a parte alta do Palácio Conde dos Arcos.

Localizado na rodovia no trecho de entrada da cidade está o monumento alusivo ao centenário da cidade de Anápolis, marco também lembrando na passagem da Ferrovia Goiás pelo Parque Mutirama. A cidade, distante da capital 48 quilômetros, é o terceiro maior município em população do Estado de Goiás. O monumento sintetiza a historia da cidade em três fases: a vinda da ferrovia, em 1935, a chegada da base aérea na década de 70 e a criação do Distrito Agroindustrial em 1976. No novo Parque Mutirama Anápolis também é representada pela Praça das Mães. 

Também conhecida como a Capital das Flores ou como Pequena Goiânia, Goianira é uma cidade industrial com  população urbana a cerca de 22 quilômetros de Goiânia. O município se destaca como polo calçadista. A partir de 1940,  passou a ser uma das bases de apoio para a construção de Goiânia. Uma serraria foi montada na Fazenda Boca da Mata, servindo para a fabricação de tacos e forros paulistas usados na construção do Grande Hotel, Teatro Goiânia e outras obras. A cidade é homenageada na Estação Goianira pela praça principal da cidade e pela sede da rádio comunitária.
O Monumento às Três Raças uma homenagem à miscigenação entre as etnias branca, negra e indígena, que deu origem ao povo goiano, marca a passagem da Ferrovia Goiás em sua incursão pelo Parque Mutirama e presta homenagem à chegada do trem de ferro à capital. Na estação há ainda uma réplica do Monumento ao Trabalhador localizado em frente à antiga Estação Ferroviária de Goiânia e que foi demolido durante a ditadura, em 1964. No caminho da Ferrovia Goiás há ainda um túnel com cerca de cem metros e que representa uma antiga mina. Suas paredes foram tematizadas, de um lado ouro e do outro esmeraldas. Verdadeira obra de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!